Jurídico

Golpistas presos em Brasília serão encaminhados para unidades de MT

Apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) presos em atos de terrorismo na Praça dos Três Poderes, em Brasília, e que tiveram suas prisões convertidas em preventiva serão mandados de volta a Mato Grosso.

 

Determinação consta em memorando assinado pelo representante da Ordem de Advogados do Brasil  seccional Mato Grosso (OAB), procurador-geral do Conselho Federal Ulisses Rabaneda, na sexta-feira (13).

 

No documento, ficam esclarecidas uma série de informações sobre a situação das pessoas presas em Brasília por conta dos eventos do dia 8.

 

Na data, conforme divulgado pelo portal, protestantes com bandeira golpista invadiram e depredaram prédios públicos por não aceitarem a vitória do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

 

Algumas das informações apontadas no documento confrontam diretamente fake news que têm circulado desde o dia das prisões. Em um dos tópicos, fica esclarecido ao Gabinete de Preservação e Mobilização Institucional que não houve mortes ou qualquer tipo de intercorrência médica grave com as pessoas detidas.

 

Além disso, é apontado que as pessoas estão recebendo alimentação e que a situação dos detidos não é insalubre. É apontando ainda que foram selecionados 10 juízes para comandarem as audiência de custódia realizadas no domingo (15).

 

E, por fim, foi informado que as pessoas que permanecerão presas após audiência, isto é, aquelas que tiveram suas prisões em flagrante convertidas para preventivas, deverão ser encaminhadas de volta aos seus estados.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.