Cidades

Prefeitura de Cuiabá reassume Secretaria de Saúde após decisão do STJ

Na noite dessa sexta-feira (6), a Prefeitura de Cuiabá reassumiu a administração da Secretaria de Saúde. A retomada da Pasta veio após decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que acolheu o recurso para reverter a intervenção do governo na saúde do município.

O Governo do Estado foi notificado por um oficial de Justiça às 19h44 da sexta. A informação foi confirmada pela Procuradoria Geral do Município, de acordo com a prefeitura. Neste sábado (7), a equipe da Saúde está na sede da Pasta.

Justiça 'derruba' intervenção

A presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Maria Thereza de Assis Moura, acolheu o recurso da Prefeitura para reverter a intervenção do governo estadual na Secretaria Municipal de Saúde nessa sexta-feira (6).

Na decisão, a presidente cita que a intervenção na saúde do município pode causar mais danos do que benefícios à população.

"[…] Basta ver que, provisoriamente – lembro, trata-se de uma decisão liminar –, será desconstituída toda a organização da Secretaria Municipal de Saúde, o que autoriza antever o grande risco de inviabilizar a execução das políticas públicas estabelecidas pela administração em uma área tão sensível e premente de atenção básica como é a saúde pública", afirmou.

Rombo na saúde

A Polícia Civil realiza uma força-tarefa para investigar o rombo de 356 milhões na Secretaria de Saúde de Cuiabá. A ação será realizada mesmo com a decisão da Justiça de suspender a intervenção do governo estadual no município.

De acordo com diretor de Atividades Especiais da PCJ, Victor Hugo, a operação ainda está em fase preliminar e aguarda envio de relatórios para instaurar possíveis inquéritos. Caso sejam necessárias, as investigações serão realizadas também pela Delegacia Especializada de Combate à Corrupção (Deccor).

Após conclusão das primeiras investigações, o relatório será encaminhado para análise da Controladoria Geral do Estado (CGE) e, em seguida, para o Ministério Público Estadual e a Deccor, que atuarão em conjunto, informou a polícia.

Pedido de intervenção

As três fileiras superiores sendo utilizadas para armazenar produtos vencidos no entro de Distribuição de Medicamentos e Insumos de Cuiabá — Foto: MPMT/reprodução

O MP levou em conta as denúncias feitas pelos profissionais de saúde e pela conclusão da fiscalização Conselho Regional de Farmácia (CRF) em que encontrou mais de 4 milhões de medicamentos e insumos vencidos no depósito do município. Ao menos quatro depoimentos de servidores denunciaram um cenário como o pior momento da saúde do município, inclusive com mortes registradas.

Além disso, o pedido de intervenção se baseou na alegação de descumprimento reiterado de decisões judiciais. O desembargador relator no TJMT reconheceu esse descumprimento em dois processos, relacionados à proibição de contratações temporárias e à realização de concurso público para cargos de maior necessidade no setor de saúde.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.