Nacional

Bolsonaro nomeia diretor-geral da Polícia Federal para cargo em embaixada na Espanha

O diretor-geral da Polícia Federal, Márcio Nunes de Oliveira, foi nomeado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) para exercer o cargo de Adido Policial Federal na Embaixada Brasileira em Madri, na Espanha. A designação foi publicada nesta terça-feira (20) no Diário Oficial da União.

O chefe da PF vai substituir Delano Cerqueira Bunn na missão diplomática por três anos. A escolha de Bolsonaro foi feita a dez dias do fim do mandato.

Oliveira assumiu o cargo na PF em fevereiro de 2022. Ele já foi secretário-executivo do Ministério da Justiça, o número dois da pasta comandada por Anderson Torres. É bacharel em Direito, com pós-graduação em em Direito Penal e Processual Penal.

Entrou na Polícia Federal em 2002. Atuou como professor da Academia Nacional de Polícia e foi superintendente da PF no Distrito Federal entre 2018 e abril de 2021. Além disso, foi Chefe da Delegacia de Repressão a Entorpecentes da Superintendência de Polícia Federal em Goiás.

Comando da PF

No próximo governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o delegado Andrei Rodrigues será o chefe da Polícia Federal, como anunciou o futuro ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB).

Delegado federal há quase 20 anos, Andrei Rodrigues liderou a Secretaria Extraordinária de Grandes Eventos em 2016, no governo Dilma.

Na última atribuição, ele estava responsável por comandar a segurança de Lula durante a campanha presidencial. Antes disso, o delegado estava conduzindo a Divisão de Relações Internacionais da Polícia Federal.

Não foi a primeira vez que Rodrigues esteve à frente das ações de proteção a um candidato petista à presidência. Em 2010, Dilma Rousseff teve Rodrigues como chefe de segurança durante a campanha. O delegado é formado em Direito e possui mestrado na área de segurança.

“Nós levamos em conta sobretudo a necessidade de restauração da plena autoridade e da legalidade das polícias e a também a experiência profissional comprovada”, afirmou Dino, que citou a atuação de Rodrigues na Amazônia, área que considera estratégica para o próximo governo.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Nacional

Comissão indeniza sete mulheres perseguidas pela ditadura

“As mulheres tiveram papel relevante na conquista democrática do país. Foram elas que constituíram os comitês femininos pela anistia, que
Nacional

Jovem do Distrito Federal representa o Brasil em reunião da ONU

Durante o encontro, os embaixadores vão trocar informações, experiências e visões sobre a situação do uso de drogas em seus