Cidades

Prefeitura proíbe retirada dos trilhos do VLT em Cuiabá e alega que MT não tem liminar do STF

Se depender do prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), o governo do Estado não vai retirar os trilhos do abandonado Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) instalados em Cuiabá. Segundo o prefeito, sua equipe proibirá qualquer intervenção na capital em relação ao modal. ‘Aqui não entendeu? Agora quarta-feira eu estava em Brasília, mandaram a foto pra mim e eu liguei para turma fiscalização e mandei parar. Aqui não é casa mãe Joana não, não vai ser assim não’, disse Emanuel.

Há 15 dias o governo do Estado está retirando os trilhos e postes do VLT da avenida da FEB em Várzea Grande para iniciar as obras do BRT. Segundo Pinheiro, o governo não poderia adotar tal medida apenas com uma liminar do Supremo Tribunal Federal (STF), que suspendeu a decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) que paralisou os trâmites.

‘É uma decisão liminar apenas e o governo deveria ter o mínimo de responsabilidade para uma obra dessa envergadura e diante de tudo que já foi investido. Você não pode mudar isso de uma hora pra outra com uma decisão precária. Tem que esperar a decisão definitiva. É o futuro da população cuiabana e de Várzea Grande em jogo. Então eu vou brigar até o último momento da minha vida, eu vou brigar pelo VLT’, reclamou Pinheiro.

Conforme ele, sua equipe está preparando uma nova investida judicial para impedir a destruição total do material rodante que está sendo retirado, como trilhos e postes.

‘Tem parecer contrário do Ministério Público Federal (MPF) pedindo a revogação dessa liminar, tem uma manifestação contrária da Advocacia Geral da União (AGU) e outra manifestação contrária da Comissão de Transporte da Câmara Federal pedindo a revogação da liminar. Com certeza, vamos ter um desdobramento judicial disso’, aposta.

O Consórcio VLT CuiabáVárzea Grande emitiu nota, na qual afirma que assiste ‘com estarrecimento a destruição pelo Estado de estruturas implantadas para o modal’.

‘O Consórcio observa ainda que o próprio Poder Judiciário ainda não definiu um desfecho ao VLT, posto que há questões importantes que seguem em discussão no Poder Judiciário’, finaliza.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.