Plantão Policial

Polícia Federal destrói maquinários durante operação contra garimpo ilegal em terra indígena

A Polícia Federal destruiu, nessa segunda-feira (12), maquinários durante uma operação contra garimpo ilegal na Terra Indígena do Sararé, em Pontes e Lacerda, a 483 km de Cuiabá. A Operação Alfeu VIII tem o objetivo de combater crimes ambientais.

Segundo a Polícia Federal, a terra indígena é bastante conhecida pela intensa atividade de extração ilegal de minério.

Foram destruídas duas retroescavadeiras e quatro motores utilizados no garimpo ilegal.

Local é bastante conhecido pela Polícia Civil por causa do garimpo ilegal — Foto: Polícia Federal

 

A operação é realizada em parceria com os órgão de segurança pública e de fiscalização, como a Força Nacional de Segurança (FNS), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a Fundação Nacional do Índio (Funai).

De acordo com a PF, a operação foi realizada com o objetivo da paralisação da atividade criminosa através da retirada ou inutilização dos maquinários utilizados na extração ilegal de minério quando não é possível ou viável sua remoção.

A destruição dos maquinários garante a desaceleração do desmatamento decorrente da atividade garimpeira e descapitalizar os financiadores da atividade ilegal, haja vista o elevado valor a elas agregado, segundo a PF.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Plantão Policial

Ladrões explodem caixa eletrônico em VG

Inicialmente, os ladrões usaram um maçarico para cortar o equipamento, mas não conseguiram e usaram explosivo.    Os bandidos fugiram
Plantão Policial

Em Sorriso 66 motos são apreendidas em operação da PM

"Esta é uma determinação do comandante, tenente coronel Márcio Tadeu Firme. Até o carnaval, faremos todos os dias blitz em