O Ministério Público de Mato Grosso, em parceria com os Conselhos Regionais de Medicina (CRM) e Farmácia (CRF), vistoriam nesta terça-feira (6) unidades de saúde e o Centro de Distribuição de Medicamentos e Insumos de Cuiabá.
A ação visa apurar denúncias de ausência de medicamentos e insumos nas unidades, quadro insuficiente de médicos e outros profissionais, não utilização do ponto biométrico, falta de informações sobre plantões médicos e discordâncias com o Portal da Transparência, entre outras irregularidades.
Os agentes estiveram no Hospital e Pronto Socorro "Dr. Henrique de Aquino" e nas Unidades de Pronto Atendimento do Verdão e da Morada do Ouro, entre outras.
Após a inspeção, serão elaborados relatórios para que sejam adotadas medidas administrativas e/ou judiciais cabíveis para a garantir à população o atendimento mínimo da saúde pública.
As vistorias são realizadas pelas Promotorias de Justiça que atuam na Saúde e Patrimônio Público, além do Centro de Apoio Operacional às Promotorias (Caop) e Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco).
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde informou que a inspeção é prerrogativa do Ministério Público e reforçou que todos os coordenadores das unidades, bem como secretários das pastas estão à disposição para quaisquer esclarecimentos.