O produtor rural Neri Geller (PP) e o senador Carlos Fávaro (PSD) vão formar a composição do Ministério da Agricultura do governo Lula. A informação foi confirmada na tarde desta terça-feira (8), em Brasília, após os parlamentares se reunir com o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB), coordenador da trânsição do petista.
Nomes fortes do agronegócio mato-grossense, Neri e Fávaro ficaram responsáveis por escolher nomes técnicos para auxiliar na estruturação da pasta durante o processo de transição entre os governos do presidente derrotado Jair Bolsonaro (PL) e Lula.
A aposta principal é que Geller seja ministro. Ele inclusive comandou o ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil, na gestão da presidenta Dilma Roussef entre 2014 e 2015.
Já Fávaro, que foi coordenador de campanha de Lula em Mato Grosso, deve compor a base governista no Senado, já que sua suplente Margareth Buzetti (PP) é pró-Bolsonaro.
“Nós vamos estar juntos, deverão participar 5 nomes técnicos que vão estar mais efetivamente e depois esse grupo pode ser ampliado de forma mais setorial para ouvir o pessoal do algodão, soja, café”, disse Neri à imprensa.