O mercado pet continua aquecido e promissor no Brasil, em Mato Grosso a expansão desse setor é crescente ano a ano. Para se ter uma ideia, o número de empresas de Pet Shop em Cuiabá cresceu em 89% desde 2019 (ano anterior a pandemia). Ciente acerca do crescimento desse mercado, o Sebrae/MT realiza no próximo dia 27 de outubro, o 2º Encontro Empresarial para o Setor Pet Shop e Cínicas Veterinárias.
O evento vai acontecer no Centro de Eventos do Pantanal, a partir das 19h com inscrições gratuitas, que podem ser feitas por meio do link: https://bit.ly/2encontropetvet De acordo Alberto Santana, analista técnico do Sebrae/MT, a pandemia, ajudou a expandir esse mercado. “Durante a pandemia cresceu muito a procura por pets, que deixaram de ser animaizinhos de estimação e se tornaram membros da família, com necessidades que vão muito além do banho e tosa. O que fez com que o setor movimentasse somente no ano passado mais de R$ 51 bilhões ao ano e a expectativa do mercado é que esse número aumente em 25% esse ano”, destacou Alberto.
O empreendedor deste nicho pode atuar em quatro segmentos pet importantes: Pet Food (alimentação para animais de estimação); Pet Care (cuidados para o animal); Pet Vet (serviços veterinários). Mato Grosso possui atualmente 1.462 empresas de Pet Shop das quais, 1.453 são Micro Pequenas Empresas. O quadro abaixo mostra a evolução das aberturas de empresas no Estado.
Em todo o país, apesar de uma ligeira queda quando comparado aos números do primeiro semestre de 2021, o setor registrou um volume de novos negócios no primeiro semestre deste ano 33% superior ao verificado nos seis primeiros meses de 2019, antes da chegada da pandemia, quando foram abertas 13.737 empresas no Brasil.
Segundo levantamento feito pelo Sebrae, a partir de dados da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE), a primeira metade de 2022 contabilizou 18.278 empresas abertas nas atividades voltadas ao comércio varejista de animais vivos e artigos e alimentos para animais de estimação, higiene, alojamento, embelezamento e comércio varejista de medicamentos veterinários.
Um nicho que também está em alta no mercado pet, é o de alimentos e vestuários. Os servidores públicos Joeder Leite e Jerusa Marinho, tutores da Ninnah (uma Lhasa apso de 2 anos de idade), não abrem mão de comemorar o aniversário dela todos os anos. “Comemoramos o dia da Ninnah com tudo que tem direito: Chamamos os doguinhos aqui do condomínio, encomendamos bolinho, salgadinhos tudo especifico para eles, e é festa para nós também”. Festejam os tutores.
A corretora de seguros Priscilla Barbosa, também não economiza, na hora de festejar o aniversário do Spike, um Shih-tzu de 2 anos de idade. “Aqui em Cuiabá é grande a oferta de serviços voltados para os pets, então dá para usarmos toda a criatividade. Tenho dois filhos e Spike é o terceiro”, conta a corretora.
Já a manicure Hellen Jacob, gosta de exibir a Shih-tzu Babi com vestidos variados, alimentando um setor que também está em evidencia: o da moda pet. “Sempre compramos um modelinho diferente, e gostamos de deixa-la confortável e na moda”, comenta a tutora.
De acordo com o consultor de Negócio do Sebrae/MT, Alberto Santana, a procura por esses e outros serviços voltados ao mercado pet fez o Sebrae desenvolver ações para auxiliar o empreendedor acerca de quais estratégias eficientes podem introduzi-lo nesse mercado em expansão e promissor.
“Começamos atuar nesse mercado nesse ano, e inicialmente estamos focando em ações voltadas as pessoas que querem realmente empreender abrindo um negócio, ajudamos essa pessoa a ter um CNPJ, auxiliamos na criação de um modelo de negócio. Outra ação que temos é voltada as pessoas que já são formalizadas, que já atuam dentro desse mercado PetVet que são as consultorias para definir padrões de atuação desses CNPJ dentro do mercado. Por isso estamos apresentando ao setor o que há de inovação nesse mercado”, pontuou o consultor.