A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), deu início nesta segunda-feira (26), a mais uma edição da operação Carga Pesada, que objetiva o cumprimento da Lei 5463/2011, que disciplina a circulação de veículos de carga e operação de carga e descarga no município de Cuiabá, conforme as diretrizes estabelecidas na Lei de Uso e Ocupação do Solo Urbano.
Na manhã de hoje, a ação, que conta com apoio do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, foi realizada em um trecho da Avenida Fernando Corrêa da Costa. Em uma hora de atividade de fiscalização, cinco veículos foram autuados.
De acordo com o diretor de Trânsito da Semob, Michell Diniz, a operação deve continuar pelos próximos 15 dias em outras vias de grande concentração de fluxo de veículos pesados. “Recebemos muitas reclamações dos munícipes no Fiscalizap e na ouvidoria da Semob. Então, estamos realizando essa operação, juntamente com o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, para coibir que veículos de grande porte circulem na cidade em locais que existem restrições”, explica o diretor.
Os horários permitidos para que veículos com Peso Bruto Total (PBT) de 10 a 24 toneladas transitem na região central da Capital, é de 11h30 às 13h30 e de 17h30 às 19h30, com autorização da Semob. Já a circulação de veículos acima de 24 toneladas é permitida apenas das 20h às 6h.
Conforme o artigo 12 da legislação vigente, podem ser aplicadas penalidades que variam desde a advertência, a multa, assim como – apreensão e remoção do veículo e até a cassação do Alvará de licença e funcionamento.