A fim de combater crimes contra idosos em Cuiabá, a Polícia Civil concluiu, nesta sexta-feira (23), a Operação Nacional Vetus III. De acordo com o delegado Vitor Chab, oito locais foram vistoriados, após serem denunciados, entre eles, Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs).
“Entre as ações, apuração de denúncias, diligências, atendimento às vítimas, ações educativas e fiscalizações, procedimentos policiais e levantamentos de inteligência, como instauração e conclusão de inquéritos, representações judiciais, levantamento de alvos e de mandados”, informou a Polícia Civil.
Uma das denúncias apontava que, no Bairro Osmar Cabral, um idoso de 72 anos vivia em condições subumanas. Ele não foi localizado.
Em outro caso, a polícia investiga o caso de uma mulher de 77 anos que tem Alzheimer e foi abandonada pelo filho, que se apropria da pensão dela e acumula dívida no lar onde ela vive.
A ação é nacional e coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.
“A semente que foi plantada lá atrás já está germinando e o Brasil inteiro, assim como a Polícia Civil, está voltado aos termos de política pública aplicadas à população idosa, que tanto merece”, disse o delegado.