A Polícia Civil e equipes da Força Aérea Brasileira estão investigando as causas da queda de uma aeronave de pequeno porte ocorrida em Araguainha, a 471 km de Cuiabá. A principal suspeita a ser averiguada é se o piloto fez manobras arriscadas, o que colocou a vida dos passageiros em risco.
Por volta das 22h, o acidente ocorreu no sábado (10), conforme dados disponibilizados pelo painel do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).
A aeronave partiu de uma fazenda a 1.500 metros ao sul da cidade de Araguainha, com objetivo de fazer um voo panorâmico. Segundo o Cenipa, a bordo estava o piloto e dois passageiros.
No momento do pouso, o piloto aplicou potência e tentou realizar uma nova decolagem, o que fez perder o controle da aeronave e provocado o acidente. O piloto e um passageiro tiveram lesões graves, e o outro, teve ferimentos leves.
Quando os socorristas do Corpo de Bombeiros chegaram ao local, as vítimas já haviam sido socorridas por testemunhas. Não há detalhes sobre o estado de saúde delas.
A Delegacia da Polícia Civil de Alto Araguaia informou que vai esperar o relatório final do Cenipa para dar continuidade às investigações.
Uma equipe de investigadores do Sexto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa VI), de Brasília (DF), foram acionados para acompanhar e coletar dados no local, como preservação de indícios, verificação inicial de danos causados à aeronave e o levantamento de outras informações necessárias para esclarecer o caso.
O prazo para conclusão da investigação, ainda conforme a nota, é de que terá o menor prazo possível, a depender da complexidade da ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir possíveis fatores que contribuíram para a queda da aeronave.