O grão-mestre do Grande Oriente do Brasil – Mato Grosso, advogado Ivo Matias, emitiu nota de esclarecimento onde explica o motivo de sua presença na reunião com o candidato a reeleição Mauro Mendes, rechaçando se tratar de apoio político da maçonaria mato-grossense.
De acordo com a nota emitida, a reunião do dia 19 de agosto de 2022 “teve como pauta a manifestação direta das Potências Maçônicas Regulares de Mato Grosso contra a permissão de construção de usinas hidroelétricas na extensão do rio Cuiabá”.
Pontuou ainda que “em hipótese alguma o grão-mestre do GOB-MT assumiu compromisso político eleitoral pessoal ou em nome da instituição (GOB-MT), eis que o exercício cívico eleitoral é livre e democrático; princípios fundamentais defendidos pelo Grande Oriente do Brasil”.
Até o presente momento, as demais Potências Maçônicas Grande Loja do Estado de Mato Grosso e Grande Oriente do Estado de Mato Grosso, dirigidas por Eleusino Leão, ligado ao presidente do PSD Geraldo Macedo, e Gelson Menegatti Filho, presidente do Conselho Estadual de Educação de Mato Grosso não se manifestaram sobre o polêmico encontro.
Maçons afirmaram ao Circuito Mato Grosso que o assunto ainda gera muito desconforto interno, tendo em vista a utilização política da Maçonaria por alguns dirigentes e aguardam o esclarecimento cabal dos fatos.