O Beco do Candeeiro, no Centro Histórico de Cuiabá, recebe nesta sexta-feira (19) quatro oficinas de arte da cultura hip hop. O objetivo da ação é alcançar pessoas em situação de rua e de vulnerabilidade social por meio da ocupação artística. Além disso, a ideia é discutir a urgência de políticas públicas que atendam a população de rua.
A programação começa às 13h30 com a oficina de poesia. Em seguida, acontecem os ateliês de grafite (14h30), dança de rua (15h30) e DJ (17h30). Participam da ação a atriz e cantora Afra Catarse; o artista visual Régis Gomes; o DJ Fábio Draw e o B Boy Guil.
As oficinas terão duração de 50 minutos e são abertas ao público. Para participar basta acessar e preencher o formulário de inscrição. Juntos, os participantes das oficinas escreverão um manifesto em formato de carta. A “Carta pela Vida” recolherá assinaturas e, posteriormente, será encaminhada à Prefeitura de Cuiabá.
A ação faz parte do projeto Conexão das Artes, realizado pelo Instituto Cultural Casarão das Artes e articulada pelo coordenador do projeto Hip Hop Combate às Drogas, Raul Lázaro dos Santos Junior, o Mano Raul. Segundo ele, o intuito é utilizar a cultura hip hop para dialogar com o cotidiano das ruas e de quem vive nela. “Cada oficina foi pensada com muito carinho. Queremos interagir com esse espaço e usar a arte como meio de acolhimento e de libertação dessas pessoas”, afirma.
O Projeto Rua acontece em meio à 4ª Semana do Patrimônio Histórico. Com participação da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, o evento debate a valorização do patrimônio material e imaterial da capital.
Nesse contexto, Mano Raul defende a necessidade de que o debate inclua também discussões sobre políticas públicas de valorização da vida de pessoas em vulnerabilidade social, situação de rua e os contextos de violência urbana vivenciados por elas.
Serviço:
O que: Projeto Rua
Quando: 19 de agosto
Onde: Beco do Candeeiro – Centro de Cuiabá
Inscrições: https://bityli.com/YxHQXvu
Mais informações: (65) 99635-3486 – Raul.