Uma mulher de 43 anos foi presa em flagrante acompanhada de uma criança de 7 anos que, segundo ela, a mãe estaria "doando". A prisão aconteceu no km 493 da BR-163, a caminho de Sorriso, a 420 km de Cuiabá.
A prisão foi na última quarta-feira (17), quando policiais rodoviários federais fiscalizavam um ônibus com itinerário de Porto Alegre (RS) – a Santarém (PA).
Ao ser questionada, a mulher confessou que não era mãe do menino e levava a criança para o estado vizinho. Ela não tinha documentos que autorizavam a viagem com o menino, apenas a certidão de nascimento e um documento registrado em cartório, com assinatura da mãe, mas sem autorização do deslocamento.
Ainda em depoimento, a suspeita disse que soube pela ex-cunhada que a mãe do menino estaria "doando seu filho" e também pediu ajuda para encontrar um novo cuidador para a criança.
Foi aí que, segundo a suspeita, ela teria entrado em contato com um irmão que mora em Boa Esperança (MT), que demonstrou interesse em obter a guarda do menino. Ao confirmar com a mãe a suposta adoção, as duas foram até cartório de Campo Grande, onde foi firmada uma procuração pública.
Segundo a PRF, o documento autorizava que a criança realizasse viagem interestadual, mas não havia nenhum pedido realizado à Vara da Infância e Juventude.
Ainda segundo a policia, não havia processo de adoção aberto em nome do garoto. Foi feito contato com o Conselho Tutelar e a mulher foi encaminhada, junto com a criança, à delegacia.
Em depoimento, a suspeita alegou que não tinha consciência de estar cometendo um crime. Ainda assim, o flagrante foi convertido em prisão preventiva durante audiência de custódia, que acontece nesta sexta-feira (19). Ela poderá responde por tráfico de pessoas.