Um projeto que doa marmitas para moradores em situação de rua e famílias carentes foi reinaugurado, em Chapada dos Guimarães, a 65 km de Cuiabá. O 'Geladeira Solitária' deixa à disposição refeições e alimentos para pessoas que estão com fome. A campanha havia sido suspensa por causa da pandemia e foi retomado nessa sexta-feira (12) .
Após conhecer a ação em Roma durante uma viagem de férias em 2017, o servidor público e empresário Lício Cândido da Cruz Neto trouxe a ideia do projeto para o município.
A campanha começou dois anos depois, mas, em 2020, foi suspenso por conta da pandemia da Covid-19. No entanto, diante da alta na procura por ajuda o projeto foi reinaugurado. Uma geladeira fica localizada na Rua Tiradentes, no Centro do município.
A proposta é que pessoas carentes possam pegar marmitas diariamente no local, amenizando assim o sofrimento de quem não consegue suprir as necessidades básicas.
A 'Geladeira Solidária' funcionava no pátio do Hospital Municipal de Chapada dos Guimarães. Agora surgiu a necessidade de um amplo espaço e foi criado a Casa Solidária, formada por um grupo de amigos e voluntários sem fins lucrativos.
“Eu estava de férias em Roma e vi uma geladeira na frente de um restaurante e perguntei como funcionava. O dono do estabelecimento me disse que toda comida que sobrava, ele colocava lá e quem tivesse fome, pegava uma marmita e poderia comer”, disse o empresário.
Os alimentos são doados pela população.
As doações podem ser feitas no local, e os alimentos devem estar embalados e com data de validade e fabricação. Frutas, sucos, leite e marmitas são bem-vindas. Não é permitido a colocação de bebidas alcoólicas, carne crua, peixes, embalagens abertas e ovos.