Cidades

Propriedades rurais onde há uso irregular do fogo são fiscalizadas pelo Corpo de Bombeiros em MT

O Corpo de Bombeiros começou uma operação para fiscalizar as propriedades rurais onde há o uso irregular do fogo em Mato Grosso. A 'Operação Abafa' é realizada para evitar as queimadas no período proibitivo, já que o tempo seco e as altas temperaturas contribuem para focos de incêndios florestais e urbanos.

De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), entre janeiro e junho deste ano, o número de focos de calor em mato grosso foi 23% maior do que no mesmo período do ano passado. Esse número indica a possibilidade de um período de seca com risco elevado para grandes incêndios.

Por isso, as ações para fiscalizar e combater as queimadas já começaram.

O batalhão de emergências ambientais faz o monitoramento das regiões e define os municípios que serão fiscalizados a partir da quantidade de focos de calor.

Com o intuito de contribuir para melhores estratégias de prevenção e combate a essas ocorrências, o Instituto Centro de Vida (ICV) faz um mapeamento das brigadas no estado. As brigadas podem ser municipais, estaduais, federais, comunitárias ou particulares.

De acordo com o instituto, 100 dos 141 municípios de Mato Grosso não possuem unidades permanentes de prevenção. Por isso, o analista em gestão ambiental Marcondes Coelho alerta para o investimento em brigadas comunitárias

"É preciso estabelecer formas de financiamento às brigadas comunitárias, que muitas vezes são as que menos recebem apoio institucional e de recursos para a permanência e são tão importantes quanto as outras brigadas já estruturadas pelo poder público ou as privadas", disse.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.