Cidades

Defesa Civil de Cuiabá faz alerta para baixa umidade do ar e tempo seco

A Prefeitura de Cuiabá, por meio Defesa Civil do Município, faz um alerta a população sobre os riscos causados à saúde em decorrência da baixa umidade relativa do ar e ocorrências de queimadas urbanas e incêndios florestais.

Conforme boletim divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a umidade relativa do ar em Cuiabá deve variar entre 20% e 12%, e a temperatura pode chegar aos 36ºC nesta quinta-feira (21).

O diretor da Defesa Civil, José Pedro Zanetti, reforça as recomendações para a que população aumente os cuidados, especialmente com as crianças e idosos, a começar pela ingestão de líquidos. Também é recomendada a suspensão das atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol nas horas mais quentes do dia, além do uso de hidratantes para a pele e umidificação do ambiente.

A Defesa Civil reforça ainda sobre a proibição de queimadas em áreas urbanas e rurais do município, que além de ser considerada crime ambiental, previsto na Lei federal nº 9.605, que estipula como sanções multa e/ou reclusão de 1 a 4 anos, também pode aumentar os riscos à saúde, principalmente, no período de estiagem.  

“Com baixa umidade relativa do ar e as altas temperaturas, recomendamos que os cuidados com a saúde sejam redobrados. Além disso, temos a questão das queimadas que é um problema sério e que causa riscos à saúde. Orientamos a população para que não use o fogo para queimar o lixo no fundo do quintal ou as folhas que caem das árvores, evitem o fogo de qualquer maneira”, disse Zanetti.

As equipes disponibilizam os canais de atendimento para o recebimento de denúncias pelo telefone (65) 3623-9633 e WhatsApp (65) 99310-8810, ou ainda pelo 193 do Corpo de Bombeiros Militar.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.