Internacional

Rússia considera ‘desestabilizadora’ adesão de Suécia e Finlândia à Otan

A Rússia vê os planos de Suécia e Finlândia de aderir à Otan como um movimento desestabilizador, disse o vice-ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Ryabkov, nesta quarta-feira, após os dois países nórdicos avançarem para ingressar rapidamente na aliança militar.

"Consideramos a expansão da aliança do Atlântico Norte como um fator puramente desestabilizador nos assuntos internacionais. Ela não acrescenta segurança nem aos que a estão expandindo, nem aos que se juntam a ela, nem a outros países que percebem a aliança como uma ameaça", afirmou Ryabkov, segundo a agência de notícias Interfax.

Finlândia e Suécia anunciaram pedidos para aderir à Otan em maio, citando a invasão russa da Ucrânia como motivo para abandonarem décadas de neutralidade na política externa.

Evitar a expansão da Otan até as fronteiras da Rússia foi exatamente o motivo citado pelo presidente russo, Vladimir Putin, ao lançar a invasão, que ele chama de "operação militar especial", de Moscou na Ucrânia, em 24 de fevereiro. Mas a Rússia tem enviado sinais mistos sobre os riscos para sua segurança devido à entrada de Finlândia e Suécia na aliança.

Em maio, Putin afirmou: "Quanto à expansão, a Rússia não tem nenhum problema com esses Estados — nenhum. E assim, neste sentido, não há nenhuma ameaça imediata à Rússia de uma expansão [da Otan] para incluir esses países".

A Turquia, que faz parte da Otan, ameaçou inicialmente bloquear a adesão de Finlândia e Suécia, citando o que chamou de apoio da Suécia a militantes curdos e sua proibição de exportação de alguns tipos de armas para a Turquia.

No entanto, a Turquia abandonou suas objeções à candidatura dos dois países à Otan na terça-feira (28), quando a aliança iniciou uma cúpula de três dias em Madri.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Internacional

Orçamento de Londres-2012 dispara até os 13 bilhões de euros

A organização dos Jogos ultrapassou em quase 2,4 bilhões de euros o orçamento com o qual trabalhava, segundo revelou o
Internacional

Brasil firma parceria e estimula produção sustentável de café

A ideia da parceria é por em prática medidas que levem à redução da pobreza por meio de atividades que