Diversas categorias do serviço público de Mato Grosso paralisarão as atividades nesta quarta-feira (22) para realização de atos em Cuiabá. Na pauta, os servidores cobram atualização da Revisão Geral Anual, concursos e maior diálogo com o governo estadual.
Conforme apurado pela reportagem, a pauta é organizada pelo Fórum Sindical dos Servidores Públicos do Poder Executivo de Mato Grosso junto ao Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público (Sintep).
A paralisação contará com uma concentração, às 14h, em frente à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), anexo do Palácio Paiaguás, no Centro Político Admiistrativo.
A expectativa é que na pasta seja pautada a questão do reajuste da RGA, a realização de concursos públicos na Educação, o fim do confisco das aposentadorias e pensões dos servidores e a busca por maior diálogo com o governo.
Ao todo, até o momento, confirmaram participação nas manifestações 17 entidades de servidores do Estado. Parte delas contará com paralisação parcial do funcionalismo e os demais com suspensão total das atividades dentro do limite legal.
"Governo de Mato Grosso penaliza aqueles que estão na ponta, por não ter sua valorização e o respeito naquilo que é direito dos servidores públicos. Enquanto o governo faz caixa de bilhões no lombo dos servidores públicos, nós cada dia mais empobrecidos em razão dessa política que negligencia a inflação e não implementa nem o que é direito dos servidores", disparou o presidente do Sintep, Valdeir Pereira.
Confira a relação das entidades confirmadas na paralisação:
ACS-PMBM
ADUNEMAT
AGGEMT
ASAGER
ASSAE
CONSELHO DE PREVIDÊNCIA
CUT
FESSP
SINDES
SINPAIG
SINPHESP
SINPROTEC
SINTAP
SINTEMA
SINTEP
SINTESMAT
SISMA