Plantão Policial

Polícia Federal desarticula exploração ilegal de ouro em garimpos de MT

Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (14) a Operação Via Áurea, que tem como objetivo cumprir 11 ordens judiciais contra uma organização criminosa, formada por pessoas e grupo de empresas, que atuam na compra de ouro extraído de garimpos ilegais em Mato Grosso. Foi autorizado ainda o bloqueio de R$ 9.6 milhões dos investigados.

De acordo com as informações, são 10 mandados de busca e apreensão, além de um de prisão sendo cumpridos em Cuiabá, Várzea Grande, Pontes e Lacerda, além das cidades de São José do Rio Preto e Catanduvas, em São Paulo.

A identidade dos alvos não foi revelada, mas sabe-se até o momento que a Justiça Federal ordenou o bloqueio de todos os veículos em nome dos investigados, além de valores que somam uma quantia de R$ 9.613.265,42.

Investigação

Segundo os policiais, a investigação começou quando a equipe apreendeu uma quantidade de 1.690 gramas de ouro, sem nova fiscal ou documento. Na ação, uma pessoa foi presa em flagrante pelo delito de transportar bem da União.

O ouro saiu de Pontes e Lacerda e tinha Cuiabá como destino final. Consta que o minério é extraído dos garimpos de terras indígenas existentes na região de Pontes e Lacerda, Vila Bela da Santíssima Trindade e Nova Lacerda.

Com base na prisão, foram identificados os demais integrantes do grupo criminoso, que de fato, financiavam a exploração ilegal e ainda causavam danos ao meio ambiente. Agora, com a nova prisão e apreensão de documentos e outros, a PF quer identificar novos envolvimentos e descapitalizar toda a organização criminosa.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Plantão Policial

Ladrões explodem caixa eletrônico em VG

Inicialmente, os ladrões usaram um maçarico para cortar o equipamento, mas não conseguiram e usaram explosivo.    Os bandidos fugiram
Plantão Policial

Em Sorriso 66 motos são apreendidas em operação da PM

"Esta é uma determinação do comandante, tenente coronel Márcio Tadeu Firme. Até o carnaval, faremos todos os dias blitz em