O número de eleitores em Mato Grosso cresceu 6% neste ano, conforme um levantamento feito pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT). Já o número de títulos cancelados diminuiu.
Uma campanha que tomou conta das redes sociais no início deste ano para incentivar quem iria tirar o 1º título ou regularizar a situação ajudou no aumento desse número.
O levantamento feito pelo TRE revelou que as eleições gerais de 2022 devem contar com a participação de 2.389.362 eleitores em Mato Grosso – aumento de 6% em relação ao número registrado até o ano passado.
Já o número de títulos cancelados caiu 28%. Atualmente, há 263.225 eleitores com o documento cancelado por não terem comparecido a três pleitos seguidos ou por ausência de revisão biométrica.
Em algumas cidades, no entanto, mesmo com o título cancelado o eleitor poderá votar. Eleitores de 53 cidades do estado que tiveram o título cancelado terão a inscrição regularizada temporariamente e poderão votar no pleito deste ano.
Após a eleição, esses títulos voltarão a constar como cancelados.
Para quem tem dúvida sobre o local ou quer saber se o título está apto para votar esse ano há duas opções: o aplicativo E-Título, que pode ser baixado de graça no celular e o site do Tribunal Superior Eleitoral, na opção ‘autoatendimento do eleitor’.
Eleições 2022
As Eleições de 2022 terão cinco cargos em disputa: Presidente da República, governador, senador, deputados federais e deputados estaduais.
No caso de Mato Grosso, serão escolhidos um representante para o Senado Federal, oito representantes para a Câmara Federal e 24 para a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT).