Cidades

Cuiabá amanhece coberta por névoa nesta quinta-feira; entenda fenômeno

Cuiabá amanheceu com o céu coberto por névoa nesta quinta-feira (2). O fenômeno alterou o aspecto do céu e interferiu na visibilidade do horizonte nas avenidas e ruas da capital.

De acordo com o Climatempo, os termômetros marcavam 20°C às 6h (horário local). Com a temperatura mais amena e a umidade relativa do ar acima de 80%, uma névoa úmida se formou na capital.

Entenda o fenômeno:

A névoa é uma nuvem grande com aspecto uniforme e que se espalha por todo o céu. A visibilidade horizontal, que é aquilo que conseguimos enxergar a olho nu, não fica tão prejudicada nesses casos, mas é reduzida.

Geralmente, o fenômeno cobre os topos de prédios altos e antenas de TV.

Conforme os meteorologistas do Climatempo, a névoa úmida é uma forma de condensação da umidade do ar, como uma nuvem baixa, mas que não provoca chuva e causa uma pequena redução da visibilidade na superfície, diferente do nevoeiro, que reduz completamente a visibilidade.

Nesses casos, a umidade relativa é sempre igual ou acima de 80%. Nesta manhã, a umidade deve chegar a 84% e começar a reduzir por volta das 10h.

Em geral, a névoa não prejudica a visibilidade em estradas, pois se forma numa altitude mais elevada do que o nevoeiro.

No entanto, em algumas situações, quando a névoa úmida está muito forte, próxima de se transformar em nevoeiro, pode prejudicar o tráfego aéreo e até a estradas.

Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (2):

  • Dia de sol, com nevoeiro ao amanhecer. As nuvens aumentam no decorrer da tarde.
  • Mínima: 19°C
  • Máxima: 32°C
  • Umidade do ar: 27% a 84% ao longo do dia
  • Não há previsão de chuva

 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.