Uma operação da Polícia Civil deflagrada nesta quinta-feira (26) cumpre 32 mandados de prisão, apreensão e de buscas contra investigados por homicídio, tortura, roubo, entre outros crimes, em Alta Floresta e Carlinda, a 800 km e 724 km de Cuiabá, respectivamente. A ação foi denominada ‘Operação Torquemada’.
De acordo com a polícia, são 12 ordens de prisão, quatro de internação provisória e 16 de busca e apreensão.
O inquérito tramita em segredo de Justiça.
Segundo a polícia, os alvos são investigados também por sequestro, cárcere privado, tortura, roubo majorado, homicídio qualificado consumado e tentado, porte ilegal de arma de fogo, corrupção de menores, ocultação de cadáver, organização criminosa e abandono moral.
As investigações apuram os crimes ocorridos em abril deste ano, quando duas vítimas foram sequestradas, torturadas e levadas à execução por supostamente serem integrantes de uma facção criminosa rival à dos investigados.
Participam da operação as delegacias de Peixoto de Azevedo, Guarantã do Norte, Colíder, Paranaíta, Nova Bandeirantes e Nova Monte Verde, além do apoio aéreo da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer).
‘Torquemada’
A polícia informou operação faz alusão ao frade espanhol Tomás de Torquemada, notório inquisidor do século 15 e conhecido pela crueldade com que perseguia as pessoas consideradas hereges.
Torquemada torturava os interrogados com a intenção de que confessassem a prática de heresias como bigamia, agiotagem, homossexualidade e bruxaria.