Cidades

Maçonaria sobre as águas e, acima de tudo, sobre toda a dificuldade

Os maçons são considerados como abnegados trabalhadores pela liberdade, igualdade e fraternidade. Isso pode-se dizer que é de conhecimento geral. De igual forma sabe-se que eles passam por cima de qualquer dificuldade para a render homenagem ao ente superior que chamam de Grande Arquiteto do Universo. As imagens desta matéria denotam ultrapassar o esperado para o senso comum dessa abnegação e esforço maçônicos.

Com efeito, a demonstração dessa qualidade maçônica de abnegação, esforço e superação pode ser vista pelos maçons que compõem a Augusta e Respeitável Loja Simbólica Glória do Anamã 50, filiada a Grande Loja Maçônica do Amazonas (GLOMAM), pois a cheia do rio Solimões fez com que a chegada ao Palácio Maçônico Fernando Ferreira Lima se desse com águas até as canelas.

O Palácio Maçônico, erguido de forma imponente sobre palafitas, construção muito comum nas áreas de alagamentos da região amazônica, colocou-se de forma soberana nas fotos, enquanto os irmãos maçons – assim que eles se denominam na Maçonaria – desta Loja do Amazonas posavam orgulhosos para as fotografias, preparando-se para subir orgulhosamente as escadas, que não são as de Jacó, mas bem que poderiam ser, visando cavar masmorras ao vício e construir templos à virtude.

 

Finalmente, para o necessário registro etimológico o nome Anamã é de origem nheengatu (tupi moderno), derivada do tronco linguístico tupi. apresentando dois significados espesso dos líquidos, grosso (jacuba ('pirão', 'chibé') e desmamado. 

Geograficamente, anota-se que Anamã é um município brasileiro no interior do estado do Amazonas, criado em 1981, possuindo mais de 13 mil habitantes e pertencendo Região Geográfica Imediata de Manacapuru, localizando-se a oeste da cidade de Manaus, capital do estado, distando dessa cerca de 165 quilômetros.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.