Política

Bolsonaro confirma apoio a Mauro Mendes e Wellington Fagundes em Mato Grosso

O presidente da República Jair Bolsonaro (PL) confirmou que vai apoiar o senador Wellington Fagundes (PL) e o governador Mauro Mendes (União) em Cuiabá nas Eleições 2022. A declaração põe fim a especulação de uma suposta neutralidade do chefe do executivo federal no estado.  

A declaração foi dada durante entrevista  à Rádio Metrópoles FM Cuiabá nesta sexta-feira (29). Segundo Bolsonaro, o seu atrito com Mauro Mendes que ocorreu durante o primeiro ano da pandemia, foi resolvido e que ambos deverão caminhar juntos nas eleições deste ano com Wellington Fagundes na chapa para o Senado.  

"Não tem atrito entre nós, estamos em paz. Mato Grosso é um estado importantíssimo para o Brasil, e a harmonia entre eu e Mauro Mendes não interessa apenas ao Estado, mas para todo mundo. Então estamos fechados e vamos tocar o barco aí", disse Bolsonaro durante a entrevista.  

Segundo o presidente, tudo estaria bem encaminhado e que solicitou a outros bolsonaristas 'baixarem a temperatura', citando o deputado federal José Medeiros (PL), o ex-deputado Victório Galli (PTB) e a coronel Fernanda (PL). "Estamos acertando com muita gente, está indo tudo muito bem. Que vença o melhor em Mato Grosso, e comigo e Mauro Mendes está tudo 100%", completou.  

Bolsonaro também citou apoio à reeleição de Fagundes, afirmando que o partido (PL) está fechado nesta questão. "Temos dois estados – Mato Grosso e Rio de Janeiro – em que os nossos senadores são do PL. Obviamente é Wellington Fagundes aí [Mato Grosso] e Romário no Rio de Janeiro. Eles têm a prioridade e o direito de concorrer à reeleição", afirmou.  

Bolsonaro também amenizou as críticas de alguns apoiadores por conta do seu apoio nos estados, afirmou que seu eleitores às vezes ficam chateados com as escolhas dos candidatos. Segundo o presidente, o seu objetivo é eleger maior bancada federal e Senado.  

"Para governador, a gente compõe. Como fizemos essa composição com o Mauro Mendes. E é dessa forma. Nem tudo é da forma como a gente quer, como a gente gosta. Algumas coisas acontecem, assim como na nossa vida particular. Não dá para a gente fazer e acontecer tudo que a gente quer", finalizou.  

A chancela do apoio do presidente a Mauro Mendes e Fagundes deve repercutir nas candidaturas ao Senado do deputado Neri Geller (PP) e de Antônio Galvan.   O primeiro buscava a vaga na chapa de Mauro Mendes, o que deve não acontecer. Já Galvan deverá recuar, já que o PTB compõe a base de apoio do presidente.  

A confirmação da aliança também deverá atingir o PSB do deputado Max Russi (PSB), já que o partido estará no palanque do ex-presidente Lula (PT).

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões