Uma situação que vinha tirando o sono dos fazendeiros, agricultores e moradores da região do Rio Prata, no município de Guiratinga está próximo de acabar, a ponte sobre o rio que dá nome a região está em condições precárias de uso e interditada, por conta disso e cansado de esperar uma ação da atual gestão, um pecuarista resolveu tomar a frente e iniciou o projeto de construção de uma nova ponte no local.
Nesta semana, parte do material adquirido em Minas Gerais com recursos próprios chegou no canteiro de obras nas proximidades do Rio Prata. Segundo o pecuarista Fábio Barros que é idealizador da ação, a situação não pode esperar mais para ser resolvida, para o desenvolvimento da região na pare e antes que ocorra um acidente com perdas de vidas. “Esta ponte será da nossa comunidade, e vai ser um divisor de águas para região onde vamos tirar a produção agrícola e acabar principalmente, com o risco com as crianças que estudam em Guiratinga e passam todos os dias em uma ponte interditada. Nós não vamos esperar ocorrer algo pior para culpar um ou outro, temos que ter atitude e parar de dar opinião, partindo para a ação”, disse.
Parte do material para construção da ponte nova, com recursos próprios na ordem de R$ 450 mil
A construção da ponte de cerca de 52 metros de comprimento ultrapassará mais de um milhão de reais de custo, onde já foram gastos cerca de R$ 450 mil e por enquanto sem dinheiro público. Segundo Fábio Barros, o prefeito de Pedra Preta se dispôs a entrar com uma contrapartida, já que o município faz divisa com a região. Uma posição bem diferente do prefeito Barga Rosa, que em tese é o responsável é o pela ponte, mas que por enquanto não demostrou nenhuma intenção em tocar a obra que é de sua obrigação como gestor municipal eleito pelos munícipes guiratinguenses.
A falta de manutenção e a demora por parte da Prefeitura de Guiratinga ocasionou a deterioração da estrutura da ponte e posteriormente a interdição sem efeito, pois na região são mais de 210 famílias que continuam utilizando a estrada vicinal como único acesso para a Rodovia Estadual MT 270, sendo por lá escoada toda a produção da agricultura familiar, gado e alunos da rede pública.
Sequência de fotos que atestam o descaso do poder público de Guiratinga com a comunidade do Prata
O pecuarista destacou que até o momento irá utilizar seus funcionários e profissionais contratados para realizar o serviço.