Uma parceria entre a Prefeitura de Cuiabá e o Juizado Volante Ambiental (Juvam), por meio do Projeto Verde Novo, resultou em um novo trabalho de arborização na capital mato-grossense. A iniciativa ocorreu na manhã desta terça-feira (22), em comemoração ao Dia Mundial da Água, celebrado anualmente nesta mesma data. A ação foi realizada em uma das afluentes do Rio Coxipó, localizada na região do bairro Altos do Coxipó.
O local escolhido era utilizado como área de descarte irregular de resíduos, de onde a Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb) retirou mais de 25 caminhões de lixo. Agora, o antigo bolsão de lixo dará lugar a um espaço completamente arborizado. Nesta terça-feira, foram plantadas cerca de 100 mudas de espécies nativas como, por exemplo, Aroeira, Angico, Jacarandá, Ipês, entre outras.
“A gestão Emanuel Pinheiro tem pautado a construção de uma nova Cuiabá em um planejamento sustentável. Esse processo engloba várias ações que, em conjunto, fazem a total diferença para o nosso meio ambiente. No Dia Mundial da Água escolhemos uma área simbólica, onde está uma das nascentes do Rio Coxipó e que vinha sendo degradada pela irresponsabilidade humana”, explica o diretor-presidente da Limpurb, Júnior Leite.
O ambientalista e coordenador de arborização urbana da Limpurb, Abel Nascimento, destaca que a ação teve participação também do Instituto Técnico de Educação, Esporte e Cidadania (ITEEC-Brasil). Ele reforça ainda que o planejamento é de que, ao longo deste ano, cerca de 3 mil mudas sejam plantadas em toda a extensão da área de mais de 1.500 metros, que será cercada e sinalizada para evitar que novos descartes de lixo aconteçam.
“Quem planta árvores, colhe água. Essa é a mensagem que queremos passar a toda sociedade nesse dia especial. Essa área abriga uma das mais de 300 afluentes do Rio Coxipó. Se matarmos esses alimentadores, estamos matando o rio. Então, precisamos mudar nossos comportamentos e hábitos para que nosso meio ambiente seja preservado e possamos viver em harmonia com a natureza”, completa Abel.
Desde 2017, a gestão Emanuel Pinheiro desenvolve um planejamento contínuo de arborização dos espaços públicos da cidade. Neste período, mais de 145 mil mudas foram plantadas ou entregues à população, em parceria com o Projeto Verde Novo, coordenado pelo Juizado Volante Ambiental (Juvam). Além disso, Cuiabá tem retomado o título de Cidade Verde por meio da arborização das mais de 150 praças construídas nos últimos quatro anos.
“Temos uma parceria com a Prefeitura de Cuiabá, juntamente com o Instituto Ação Verde, e estamos continuando com as ações de plantio e distribuição de mudas. Nosso trabalho é realizado desde 2017, alcançando vários espaços públicos e privados. Também fazemos um trabalho de educação ambiental nas escolas, ensinando as crianças a conservar e preservar”, pontua a engenheira florestal da equipe técnica do Verde Novo, Rosiane Mendes Carnaiba.