Plantão Policial

Cacique e funcionário da Funai são presos por envolvimento com garimpo ilegal

A Polícia Federal em conjunto com o Ibama deflagrou  no fim da tarde desse domingo (20), no contexto do Programa Guardiões do Bioma, a Operação  Ato Reflexo para desarticular uma associação criminosa para cometimento de crimes ambientais e  crimes contra a administração pública envolvendo um servidor da Funai, uma liderança indígena e garimpeiros ilegais.

Durante ações de fiscalização em uma terra indígena  localizada entre os municípios de Juína/MT e Aripuanã/MT, foram apreendidos  dois celulares. Após a análise dos aparelhos, foi constatado que um servidor da FUNAI  trabalhando como “agente duplo” utilizando sua função pública  para repassar, previamente,  informações a alguns garimpeiros sobre a realização de operações de crimes ambientais realizadas por policiais federais e o IBAMA, e cobrando para dar tal informação. Também foi confirmada a participação de uma liderança indígena  que recebia 20% do ouro extraído da Terra Indígena.

Foram cumpridos os mandados de prisão expedidos  pela Vara Federal de Juína/MT em desfavor da liderança indígena e do servidor da FUNAI.  O  proprietário de máquinas a quem foi transmitida a informação de que haveria operação policial dirigida aos garimpos até o momento encontra-se foragido.

As investigações terão continuidade para identificar os indivíduos envolvidos nas demais práticas criminosas investigadas.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Plantão Policial

Ladrões explodem caixa eletrônico em VG

Inicialmente, os ladrões usaram um maçarico para cortar o equipamento, mas não conseguiram e usaram explosivo.    Os bandidos fugiram
Plantão Policial

Em Sorriso 66 motos são apreendidas em operação da PM

"Esta é uma determinação do comandante, tenente coronel Márcio Tadeu Firme. Até o carnaval, faremos todos os dias blitz em