As chuvas da madrugada dessa segunda-feira (14), em Cuiabá, causaram um deslizamento de terra no Morro Nossa Senhora do Bom Despacho, que abriga a histórica igreja de mesmo nome.
A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros interditaram o trânsito na região por conta da possibilidade de acontecerem novos deslocamento de terra.
Segundo o superintendente de Patrimônio Histórico e Museológico da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso, Robinson Araújo, a Defesa Civil precisa se preparar para a necessidade de isolamento do local, evitando risco aos pedestres; depois deve ser feito o escoramento emergencial, estabilizando o muro de arrimo até a execução definitiva.
De acordo com a administração da igreja, devido ao deslizamento de terra, três edificações correm risco de desabamento: a igreja do Bom Despacho (construída em 1918), o prédio do seminário Nossa Senhora da Conceição (1958) que abriga, em seu primeiro piso, e o Museu de Arte Sacra de Mato Grosso guardião de acervo dos séculos XVII, XVIII, XIX e XX.
Também corre risco o prédio da Igreja Universal, que fica na parte baixa da encosta do morro e que quase foi atingida pelo deslizamento desta madrugada.