Cidades

Prefeitura realiza ‘Dia de Beleza’ à mulheres vítimas de violência doméstica na Capital

“Não mereço menos do que ser mimada, amada e respeitada”, essas foram as palavras da assistida do Espaço de Acolhimento da Mulher, Giovana Hungria, que participou do projeto Transformação idealizado pela Secretaria Municipal da Mulher e o Núcleo de Apoio à Primeira-dama, nesta quarta-feira (2).

Duas mulheres vítimas de violência doméstica receberam carinho, cuidado e tiveram a oportunidade de enxergar a força e a beleza que possuem. O que elas não imaginavam é que sairiam dali tão diferentes. Uma mudança por fora e, principalmente, por dentro.

De acordo com Giovana, participar de um projeto como este é a confirmação de que está no caminho certo.

“Há dois meses sou assistida do espaço e nunca imaginei que existia um trabalho excelente voltado para nos ajudar a sair deste ciclo de violência. Hoje me olhando no espelho me sinto tão linda, me sinto mais forte”, afirma.

Na cadeira, de frente para o espelho, enquanto aguardava as mechas do cabelo ficarem prontas, Laurineide Soares, revela que as agressões partiram dos próprios filhos, isso refletiu diretamente no psicológico, onde acabou desenvolvendo a depressão. Ela recorda que foi por meio do Espaço de Acolhimento que ela voltou a se amar e amar a vida.

“Só posso agradecer a todos os envolvidos neste projeto, nunca imaginei participar de um dia como este, onde ganhei presentes, fiz meu cabelo, unha e ainda fui jantar em um restaurante maravilhoso. Parece um sonho”, disse.

Uma das parcerias do projeto, Ana Carolina de França, da empresa Renda Café Lingerie e Feminices, destacou que a empresa já trabalha com este papel de valorização, enaltecendo a autoestima das mulheres e o amor próprio.

“Nada mais gratificante no mês das mulheres poder ser parceira deste projeto, queremos transformar a vida delas e contribuir para que todas se amem ainda mais”, explica.

Capacitação destas mulheres para que sejam recolocadas no mercado de trabalho, controle financeiros, administrativos,

De acordo com a consultora Izadora Simões, oferecer para essas mulheres uma capacitação para que elas voltem a mercado de trabalho é fundamental, já que cerca de 90% das vítimas de violência dependem financeiramente dos parceiros.

“Vamos oferecer para essas mulheres além da capacitação para que elas possam trabalhar como recepcionistas, oferecemos treinamento de controle financeiro e um curso de inglês, tudo isso pensando no retorno dessas mulheres para o mercado de trabalho e que possam ter um equilíbrio financeiro e cuidar da família”, ressalta.

Segundo a secretária municipal da mulher, Luciana Zamproni, o Espaço de Acolhimento vai muito além do que quebrar o ciclo é o novo recomeço para essas mulheres e quando se tem a autoestima delas aflorada nasce uma atividade como essa.

“O espaço apresenta esta equipe multidisciplinar onde cuidamos da saúde mental, com a qualificação, roda de auto amor e agora com essa transformação. Nossa escolha surgiu quando percebemos que a dona Neide e a Giovana, conseguiram sair do ciclo de violência e hoje são donas da própria vida”, fala.

A gerente do Armazém Mamur, Reyla Magalhães, frisou sobre a importância de fazer parte de projetos que valorizam a mulher, já que é uma causa em que a rede de restaurante já apoia.

“Nada mais gratificante em poder oferecer para essas mulheres guerreiras que passaram pela violência doméstica e hoje conseguiram vencer, receber um jantar oferecido pela nossa empresa”, salienta.

A gerente do Guilherme Bravo Beauty & SPA, Célia Leite, explica que o salão já abraça diversos projetos sociais e não poderiam ficar de fora deste, que tem como intuito valorizar a beleza feminina e elevar a autoestima

“Presenteamos essas acolhidas com o que de melhor no nosso salão e poder fazer parte desta história nos mostra que estamos no caminho certo”.

A ação reuniu procedimentos como maquiagem, corte e coloração de cabelo, escova, troca de roupas, entrega de presentes e finalizado com jantar no Armazém Mamur. Cerca de 15 parceiros fizeram parte desta ação.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.