O vice-prefeito e secretário municipal de Obras, José Roberto Stopa, afirmou que uma força-tarefa emergencial de tapa buracos já está sendo elaborada pelo Executivo Municipal. Os trabalhos terão início após o término do período chuvoso, que excepcionalmente esse ano, registrou um volume elevado, o que prejudica as ações. Stopa adiantou ainda que a meta da gestão Emanuel Pinheiro é entregar mais de 50 km de asfalto, contemplando diversos bairros da capital.
As rupturas na pavimentação têm ocasionado diversos transtornos, mesmo diante dos esforços para a recuperação asfáltica das vias por parte da Pasta. "Nessa época, infelizmente a massa aplicada não consegue resistir mediante o grande volume de água e os buracos aumentam muito. Vamos acelerar ainda mais os trabalhos após passar as chuvas. Estamos fazendo agora o emergencial, os remendos, porém, sabemos que não têm sido suficientes", pontuou o secretário.
Ponderou ainda que boa parte dos buracos 'surgem' a partir de obras de reparos com execução pífia por parte da concessionária Águas Cuiabá. Com a finalidade de assegurar a qualidade dos serviços prestados à população, um projeto de lei complementar já está em fase final de elaboração, garantindo medidas mais rígidas para garantir a qualidade da prestação de serviços. O texto será enviado para aprovação nos próximos dias à Câmara de Vereadores, onde será aprovado.
Stopa rememora que a atuação contínua da gestão já resultou na recuperação e pavimentação de mais de 1.400 km ao longo dos seis anos. Cita ainda que o programa 'Minha Rua Asfaltada' para os próximos meses será fortalecida por meio de convênio firmado entre a Prefeitura de Cuiabá e Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDS), via Programa de Financiamento de Projetos de Investimentos (FINEM). A ação vai possibiltar atender mais de 19 bairros do município com calçamento e drenagem. O aporte financeiro para as construções ultrapassa R$ 75 milhões.