Aproximadamente 450 litros de agrotóxico que eram transportados de forma irregular foram apreendidos em uma ação conjunta da Polícia Civil, Polícia Militar e Secretaria de Estado de Meio Ambiente, realizada na terça-feira (11.01), em Santa Terezinha (1.312 km a Nordeste de Cuiabá).
Um homem que transportava os produtos foi autuado em flagrante por crime ambiental de comercializar, usar, transportar, substância tóxica nociva à saúde humana ou ao meio ambiente, em desacordo com a lei.
As equipes da Delegacia de Santa Terezinha, Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Confresa, Polícia Militar e Sema montou uma barreira para combate de crimes na região Lago Grande, quando abordaram uma caminhonete L 200 que transportava diversos produtos agrotóxicos, sem nota fiscal e sem documento de ficha de emergencial.
Vinte e dois galões de defensivos estavam sendo transportados na carroceria da caminhonete, sem os devidos cuidados, assim como mais quatro caixas de agrotóxicos que estavam na parte interna do veículo.
Questionado, o suspeito disse que era proprietário de uma revendedora agropecuária, e que a nota estava no estabelecimento, sendo apresentado pelo celular somente nota de parte dos produtos e não sendo apresentada a ficha de emergência.
Segundo o delegado de Santa Terezinha, José Ramon Leite, mesmo aparentando que os defensivos eram de origem lícita, os produtos estavam sendo transportados de forma irregular e sem a ficha de emergência, documento imprescindível para o transporte de agrotóxicos.
Diante dos fatos, o suspeito foi conduzido à Delegacia de Santa Terezinha, onde foi autuado em flagrante por crime de comercializar, usar, transportar, substância tóxica nociva à saúde humana ou ao meio ambiente, em desacordo com a lei.