Regularizar a situação do título eleitoral é fundamental, não só para o fortalecimento da democracia, mas também é condição exigida para tomar posse em cargos públicos, processos seletivos educacionais, se candidatar às eleições, entre outras situações. Cerca de 414 mil pessoas estão com os títulos cancelados em Mato Grosso.
Os dados são do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT). Por sua vez, o número de eleitores aptos ao voto, ou seja, com a situação regular, é 2.233.590.
Assim, o órgão orienta que regularizar a situação do título eleitoral é fundamental, não só para o fortalecimento da democracia, mas também é condição exigida para tomar posse em cargos públicos, processos seletivos educacionais, se candidatar às eleições, entre outras situações.
Os cancelamentos podem ocorrer por deixar de votar nas últimas três eleições consecutivas, que é o caso de 140.961 eleitores em Mato Grosso; e por não comparecimento à revisão do eleitorado (isto é, não fizeram a biometria), o que corresponde a 273.328.
Aqueles que estão com os títulos cancelados por não comparecerem aos últimos pleitos e não terem feito a biometria podem regularizar a situação a qualquer momento.
No estado, 26.963 pessoas estão com os títulos suspensos. Estes são casos temporários relativos aos direitos políticos do eleitor, portanto, impede que a pessoa vote ou seja votada.
Mato Grosso possui 8.345 seções eleitorais, distribuídas em 1.481 locais de votação. Os Cartórios Eleitorais estão instalados em todo o estado, totalizando 57 Zonas Eleitorais, responsáveis pelo atendimento ao eleitor e confecção dos títulos.
Atendimento ao eleitor
O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) disponibiliza atendimento virtual, além do presencial, por meio de números de telefone e de WhatsApp dos Cartórios Eleitorais. No site do Tribunal, também é possível acessar um passo a passo do atendimento virtual, com várias orientações ao eleitor de acordo com o serviço que deseja.
Além disso, a Justiça Eleitoral oferece o aplicativo E-título, no qual é possível obter a via digital do título eleitoral e a consulta a informações como número da Zona Eleitoral, situação cadastral, certidão de quitação e certidão de crimes eleitorais. O app pode ser baixado para smartphone ou tablet, nas plataformas iOS ou Android. Após baixá-lo, basta inserir os dados pessoais.