Opinião

Cuidado com o excesso de sal.

A pressão alta é uma doença crônica que acomete, aproximadamente,35% da população brasileira. É causada por estresse, excesso de peso, ser fumante, falta de atividade física e alimentação desequilibrada. Em relação à alimentação, um dos principais problemas é o excesso de sódio. O sal de cozinha tem aproximadamente 40% de sódio, por exemplo, ao ingerirmos 1g de sal, menos que 1 colher de cafezinho, estamos comendo 400mg de sódio. O nosso corpo necessita de sódio para realizar diversas funções, mas não em excesso. A Organização Mundial de Saúde recomenda o consumo de 2g de sódio e 5g de sal por dia (1 colher de café rasa). Existem estudos mostrando que a população brasileira consome em média 12g de sal por dia. E o problema não está no sal que adicionamos na comida, mas sim o sal que não vemos como no macarrão instantâneo, que possui 2,9g de sal e, se adicionarmos o tempero pronto que o acompanha, passa para 6,8g. Os temperos prontos em sache ou em cubinhos, como caldo de legumes e de carne possuem 2 a 3 g de sal. Comecem experimentando temperos naturais como alho, cebola, louro, manjericão, orégano, tomilho, etc. Além de muito sabor, eles enriquecem de nutrientes o nosso prato e o nosso organismo. Lembrem-se de ler os rótulos dos alimentos, se a quantidade de sódio for maior de 400mg ou o sal vier como principal ingrediente e primeiro da lista, não use, pois, tem muita quantidade de sal. Faça o sal de ervas:

 

 

 

 

1 colher de sopa de alecrim desidratado

1 colher de sopa de manjericão desidratado

1 colher de sopa de orégano desidratado

3 colheres de sopa de louro

1 colher de sopa de sal

Misture todos os ingredientes no processador ou liquidificador.

Guarde num pote de vidro escuro dentro da geladeira e vá temperando seu alimento. Fica uma delícia e assim consumimos menos sal.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Opinião

Dos Pampas ao Chaco

E, assim, retorno  à querência, campeando recuerdos como diz amúsica da Califórnia da Canção Nativa do Rio Grande do Sul.
Opinião

Um caminho para o sucesso

Os ambientes de trabalho estão cheios de “puxa-sacos”, que acreditam que quem nos promove na carreira é o dono do