“A mensagem que eu quero deixar é de que é preciso vacinar e o quanto antes, melhor. Independente de questão política ou partidária. É preciso deixar de lado essas questões e pensar na sua família, na sua saúde”. A mensagem é do empresário Tiago Romariz Silvério, 41 anos, que tomou a vacina Pfizer na manhã desta segunda-feira (30), no Senai Porto, em Cuiabá-MT.
Tristemente, Tiago e seus dois irmãos perderam os pais para Covid-19 em um espaço de apenas cinco dias. A mãe faleceu em 13 de agosto, após ser entubada. Já o pai, que permaneceu em casa recebendo tratamento mediante o suporte de uma enfermeira, acabou não resistindo à doença e faleceu poucos dias depois, em 18 de agosto.
Ele se emocionou ao exibir a foto dos seus genitores durante a imunização.
“Eles tinham 60 anos de casados. Foram os primeiros namorados respectivamente. Ambos tomaram a primeira dose. Minha mãe começou a sentir sintomas, mas achou que era dengue inicialmente. Mesmo assim, fez o exame. A doença evoluiu muito rápido. Ela foi internada na UTI de um hospital particular, mas logo apresentou falência renal, depois o fígado foi lesionado. Meu pai, que estava recebendo tratamento em casa e posteriormente também foi internado, não resistiu. É muito importante que todos se vacinem”, relata.
Por determinação do prefeito Emanuel Pinheiro e, mediante a remessa de novas doses de vacinas, Cuiabá irá descentralizar a aplicação. Postos de saúde de distintas regiões da cidade servirão como base para aplicação da segunda dose.
A medida será colocada em prática após a finalização do planejamento e apresentação ao gestor do Executivo, o que deve ocorrer em poucos dias. “Meu sonho dia e noite é o de garantir em tempo célere vacinar, garantir a imunização com as duas doses, da população. Só assim é que poderemos evitar que tantas e tantas famílias passem pelo sofrimento de perder quem amam”, declara o prefeito.
Desde o dia 20 de agosto, a Campanha Vacina Cuiabá – Sua Vida em Primeiro Lugar já realizou a aplicação de mais de 522 mil doses.