Cinco tabletes de pasta base de cocaína foram apreendidos pela Polícia Civil, no início da tarde desta sexta-feira (27), na fronteira entre Mato Grosso e Bolívia. Um menor de idade foi apreendido por ato infracional análogo ao crime de tráfico de drogas.
Os tabletes de pasta base de cocaína pesam aproximadamente 5 quilos e foram apreendidos no município de Cáceres (225 km a oeste de Cuiabá). No mercado ilícito essa quantidade do tipo de entorpecente é avaliada em cerca de R$ 45 mil.
A ação está inserida na operação “Hórus/vigia” coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, e foi realizada por equipes policiais civis da Delegacia Especial de Fronteira (Defron), em conjunto com a Delegacia de São José dos Quatro Marcos.
As diligências iniciaram após informações da Delegacia de São José de Quatro Marcos repassadas à Defron de que uma pessoa trajando calça branca e portando uma mochila de cor preta estava transportando drogas na região.
Com base na denúncia, a equipe passou a monitorar na entrada da cidade de Cáceres, quando no bairro São Luiz avistaram uma van de uma empresa de transportes, que foi abordada para averiguação.
Em conversa com o motorista, foi permitida a entrada dos policiais no veículo, que localizaram o adolescente sentado na última fileira de bancos, ao lado uma mochila preta e roupas semelhantes às informadas.
Na busca foram localizados os tabletes de pasta base de cocaína. O menor informou que pegou o entorpecente na cidade de Porto Esperidião e levaria a droga até a Capital.
Após o flagrante, o adolescente foi conduzido até a Defron, ouvido e autuado por ato infracional análogo ao tráfico de drogas.