Plantão Policial

PF realiza operação para investigar fraude em licitações de obras públicas em Jangada

Em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU), a Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (26), uma força tarefa para desarticular um esquema de fraudes em licitações de obras públicas realizadas pela Prefeitura de Jangada (70 km de Cuiabá-MT). Ao todo, nove mandados de busca e apreensão serão cumpridas pelos agentes de segurança na Operação Scorpiones,

As investigações tiveram início a partir de notícia-crime recebida pela PF acerca da existência de irregularidades em licitações realizadas entre os anos de 2018 e 2020, contando, inclusive, com o envolvimento de agentes públicos municipais e empresários.

Após a análise dos processos de licitação, foram identificadas infrações com o objetivo de favorecer – indevidamente – uma empresa que jamais havia executado obra pública, além de ter sido constatada a realização de obras para a satisfação de interesses particulares.

Dentre as irregularidades, destacam-se o direcionamento de licitações de obras para empresa em nome de pessoas interpostas, sem capacidade técnica-operacional e vinculada a agente público municipal, e a execução de obras de infraestrutura básica em loteamento de caráter privado, culminando na valorização de 359 lotes pertencentes à ex-Secretária Municipal de Finanças.

Conforme Nota Técnica elaborada pelos auditores da CGU o prejuízo efetivo aos cofres públicos, com essas ações ultrapassa R$ 1 milhão.

Além das ordens de busca e apreensão, a Justiça Federal, por meio da 5ª Vara de Cuiabá, determinou o bloqueio de valores nas contas dos investigados, sequestro de bens, bloqueio de previdência privada, além do afastamento de um servidor público de suas funções.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Plantão Policial

Ladrões explodem caixa eletrônico em VG

Inicialmente, os ladrões usaram um maçarico para cortar o equipamento, mas não conseguiram e usaram explosivo.    Os bandidos fugiram
Plantão Policial

Em Sorriso 66 motos são apreendidas em operação da PM

"Esta é uma determinação do comandante, tenente coronel Márcio Tadeu Firme. Até o carnaval, faremos todos os dias blitz em