O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) entregou, na manhã desta quinta-feira (19), em Cuiabá-MT, 42 maquinários agrícolas para agricultores indígenas. O chefe do Poder Executivo Nacional participou do Seminário Regional de Etnodesenvolvimento e Sustentabilidade Centro-Oeste, organizado pela Fundação Nacional do Índio (Funai).
Esta foi a primeira vez que o presidente visitou Cuiabá depois que foi eleito, em outubro de 2018.
Bolsonaro chegou a Mato Grosso por volta de 9h, quando desembarcou no Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, região metropolitana da Capital. Ele acenou para um grupo de apoiadores que se aglomerou na parte externa do terminal para saudar o presidente, que não estava utilizando máscaras de proteção facial contra o coronavírus.
Em seguida, o líder seguiu para o hotel onde o encontro foi realizado e, novamente, cumprimentou eleitores e apoiadores. O evento, que reuniu autoridades e representantes da iniciativa privada, tem o objetivo de promover e impulsionar a produção sustentável nas aldeias e comunidades indígenas de Mato Grosso.
O presidente estave acompanhado de vários políticos do Estado, como o governador Mauro Mendes (DEM), os deputados federais José Medeiros (Podemos), Nelson Barbudo (PSL) e Emanuelzinho (PTB), o deputado estadual Gilberto Cattani (PSL), além dos prefeitos de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), e de Várzea Grande, Kalil Baracat (MDB).
Seminário Regional de Etnodesenvolvimento e Sustentabilidade Centro-Oeste
O encontro também debaterá outras pautas envolvendo economia e meio ambiente, como, por exemplo, a liberação de linhas de crédito para incentivar o empreendedorismo e o desenvolvimento da pesca esportiva no Parque Xingu e da plantação de arroz pelas etnias Xavante e Bakairi.
A programação começou na segunda-feira (16) e vai até amanhã (20).