Cidades

Com estiagem, riscos de queimada e baixa umidade do ar acendem alerta da população

Calor e baixa umidade relativa do ar vão prevalecer nos próximos meses em toda a Região Centro Oeste. De acordo com o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), nesta quarta-feira (18), a temperatura deve chegar aos 39°C em Cuiabá, permanecendo alta nos próximos dias. Com o clima quente e a baixa umidade relativa do ar variando entre os 12% e 30%, aumentam os riscos à saúde e à ocorrência de queimadas urbanas e de incêndios florestais. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a umidade ideal para a saúde dos seres humanos está entre 50 e 60%.

“Com a queda da umidade relativa do ar, as preocupações aumentam com relação à saúde das pessoas e em relação ao meio ambiente”, disse o diretor da Defesa Civil Municipal, José Pedro Ferraz Zanetti.

As recomendações para a população são para que aumentem os cuidados, especialmente com as crianças e idosos, a começar pela ingestão de líquidos e uma boa alimentação. Também é recomendada a suspensão das atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol nas horas mais quentes do dia, além do uso frequente de hidratantes e umidificação do ambiente.

Para o enfrentamento das queimadas urbanas, a Defesa Civil orienta que a população  não coloque fogo em lixo e em terrenos abandonados e não jogue bitucas de cigarro acesas porque elas podem provocar grandes incêndios.

De acordo com a Defesa Civil, este ano foram atendidas pelo órgão 424 ocorrências das quais 273 só de incêndios em vegetação, números registrados até o dia 11 de agosto. Para fazer frente a essa situação, o prefeito Emanuel Pinheiro, lançou no início deste mês o Programa Municipal de Prevenção e Combate às Queimadas Urbanas de Cuiabá, com ações de conscientização e de combate às queimadas urbanas e incêndios florestais.

A Defesa Civil Municipal ganhou mais quatro viaturas, uma para cada região da cidade, reforçando o trabalho dos agentes e, nas comunidades rurais, está capacitando brigadistas voluntários e mirins.

Na área urbana, além do monitoramento de pontos considerados críticos, todo final de semana estão sendo realizadas blitzes, em locais estratégicos, para orientar motoristas e alertar sobre os perigos das queimadas, uma ação que está sendo realizada em parceria, envolvendo a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável, Secretaria de Ordem Pública, por meio da Defesa Civil, Secretaria de Governo, Secretaria de Mobilidade Urbana e Polícia Militar.

O diretor da Defesa Civil, José Pedro Zanetti, disse que as novas viaturas e equipamentos entregues pelo prefeito Emanuel Pinheiro, aumentaram o poder de ação das equipes que hoje atuam com 10 agentes e oito bombeiros.  “Temos um total de quatro viaturas completas, com tanque de 9000 litros, duas carretas com motobomba, abafadores, mangueiras e equipamentos para o combate às queimadas urbanas e apoio aos Bombeiros Militares nos incêndios florestais”, disse José Pedro Zanetti.

Em caso de emergência, a população deve entrar em contato com o 193 (telefone do Corpo de Bombeiros Militar), ou com a Defesa Civil pelo telefone 199 ou pelo Whatsapp, 65 99310 8810.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.