O agente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Ibama), Gaspar Saturnino Rocha, de 71 anos, morreu em um acidente envolvendo três veículos nesta segunda-feira (9). A colisão ocorreu na MT–326, no município de Canarana (633 km de Cuiabá–MT).
De acordo com as informações iniciais, o idoso dirigia uma caminhonete, modelo Toyota Hilux, quando, em um determinado momento, teria invadido a pista contrária e colidido contra uma carreta frontalmente.
Com o impacto da batida, o veículo de carga saiu da pista, mas o utilitário do agente do Ibama rodou na via e acabou sendo atingido em cheio por uma segunda carreta.
Gaspar ficou com o corpo preso às ferragens e morreu ainda no local. O Corpo de Bombeiros foi chamado e realizou o desencarceramento da vítima.
A Polícia Militar isolou o trecho até a chegada da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), que fez os trabalhos de apuração e análise para elucidar as causas do acidente.
O caso será investigado pela Polícia Civil.
Por meio de um comunicado, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso lamentou a morte do servidor federal e destacou o papel de Gaspar em prol da causa, sobretudo quando esteve a frente das ações para proteger e repovoar o Rio Araguaia com tartarugas-da-amazônia nos últimos 15 anos, por meio do projeto "Quelônios da Amazônia".
"Quero ressaltar que ele deixou a sua marca no futuro pelo trabalho pelo meio ambiente de Mato Grosso. Pude ver de perto, em 2020, o trabalho desenvolvido com a soltura das tartarugas-da-amazônia, que mantém toda a biodiversidade da Bacia do Rio Araguaia", disse a secretária Mauren Lazzaretti.
O corpo será velado e sepultado em Cuiabá.