Plantão Policial

Vereador de Sinop é preso por envolvimento com contrabando de agrotóxicos

O vereador de Sinop (500 km de Cuiabá-MT), Toninho Bernardes (PL), foi preso pela Polícia Federal nesta quarta-feira (4), durante os trabalhos da 2ª fase da Operação Terra Envenenada. O parlamentar, segundo as investigações, teria envolvimento com um grupo que atuava no contrabando de agrotóxicos.

A decisão foi do juiz Jefferson Schneider, da Quinta Vara Federal de Mato Grosso. O processo corre em segredo de justiça.

Conforme a PF, a organização criminosa que atuava no norte de Mato Grosso utilizava produtos importados ilegalmente da China e do Paraguai. Ao todo, foram cumpridos 25 mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão em Sinop, Sorriso e Feliz Natal, além de São Paulo-SP, Campo Grande-MS e Terra Roxa-PR.

A investigação originou-se da análise do material e depoimentos colhidos na primeira fase da operação, quando foi desmantelada organização criminosa e apreendida mais de uma tonelada de agroquímicos contrabandeados ou adulterados.

Desde essa etapa inicial, a Polícia Federal intensificou as investigações e identificou grandes grupos de fornecedores regionais e nacionais, cujos líderes e integrantes foram presos nesta data. Foram apreendidos documentos e materiais de interesse para investigação, agrotóxicos, além de armas irregulares.

Os investigados responderão por comercialização e transporte de agroquímicos de uso proscrito (artigo 15 da Lei n° 7.802/89), constituição de organização criminosa (artigo 2° da Lei n° 12.850/2013), lavagem de dinheiro e outros crimes que vierem a ser descobertos.

As penas variam de 2 (dois) a 10 (dez) anos de reclusão.

 

 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Plantão Policial

Ladrões explodem caixa eletrônico em VG

Inicialmente, os ladrões usaram um maçarico para cortar o equipamento, mas não conseguiram e usaram explosivo.    Os bandidos fugiram
Plantão Policial

Em Sorriso 66 motos são apreendidas em operação da PM

"Esta é uma determinação do comandante, tenente coronel Márcio Tadeu Firme. Até o carnaval, faremos todos os dias blitz em