Internacional

Brasileiros superaram autorizações de residência concedidas por Portugal em 2020

Mais de 117.000 autorizações de residência foram concedidas pelo governo português em 2020 e, dessas 117.000, 41.990 foram concedidas a brasileiros. A nação sul-americana constituiu o maior contingente de qualquer nacionalidade com permissões concedidas, com cidadãos do Reino Unido em segundo lugar, com apenas 13.160. Portugal continua a ser um destino incrivelmente popular entre os brasileiros, devido muito do seu sucesso contínuo no recrutamento de jovens brasileiros graças à língua compartilhada, alta qualidade de vida, cultura semelhante e aluguel acessível em suas cidades.

Então, por que Portugal é um destino tão popular para os brasileiros? De acordo com o Imovirtual, os brasileiros constituem a maioria das visitas do exterior, com grande contingente sendo proveniente da faixa etária mais jovem de 25 a 34 anos. O mesmo relatório também mencionou que este grupo demográfico mais jovem procurava principalmente apartamentos para arrendar em cidades, com Lisboa, Braga e Porto no topo da lista. Isso é indicativo de que os jovens brasileiros buscam oportunidades de emprego em um país europeu de sucesso que não tenha sido atormentado por corrupção política ou instabilidade econômica.

Outro grande bônus que Portugal tem sobre alguns de seus outros vizinhos europeus são os preços de aluguel consideravelmente mais acessíveis. Cidades como Londres ou Paris, apesar de serem centros de oportunidades e centros das respectivas economias de seus países, têm preços imobiliários tão inflados que obriga os jovens a reconsiderar. Os preços de aluguel em Paris são cerca de 65% mais elevados do que em Lisboa, e em Londres são cerca de 133% mais elevados, em média, do que um mesmo apartamento na capital portuguesa. Esse nível de inflação é insustentável e eles têm produzido preços de aluguel inatingíveis para pessoas que desejam se mudar para essas cidades.

A popularidade de Portugal torna-se ainda mais aparente quando se olha para outros fatores, não apenas os preços de aluguel. O país é consistentemente classificado como um dos melhores países do mundo para se viver por expatriados, que têm classificado a qualidade de vida e a simpatia das pessoas como algumas das melhores qualidades de Portugal. As cidades não são os únicos lugares ótimos para se viver, a costa também tem sua própria abundância de recompensas e elogios, com algumas praias do Algarve sendo eleitas algumas das melhores do mundo. Céus ensolarados, clima quente, boa comida e aluguel a preços razoáveis, o que há para não amar?

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Internacional

Orçamento de Londres-2012 dispara até os 13 bilhões de euros

A organização dos Jogos ultrapassou em quase 2,4 bilhões de euros o orçamento com o qual trabalhava, segundo revelou o
Internacional

Brasil firma parceria e estimula produção sustentável de café

A ideia da parceria é por em prática medidas que levem à redução da pobreza por meio de atividades que