Nacional

Covid-19: Obesidade aumenta risco de complicações a longo prazo

A obesidade é um fator de risco importante no desenvolvimento de infecção grave ou morte por Covid-19 – mas, segundo um novo estudo, também parece aumentar significativamente o risco de complicações a longo prazo, ou 'Covid longa'.

 "O estudo atual sugere, pela primeira vez, que os pacientes com obesidade moderada a grave correm um risco maior de desenvolver complicações de longo prazo, além da fase aguda", disse o líder do estudo, Ali Aminian, da Clínica Cleveland.

Foram incluídos no estudo 2.839 pacientes com teste positivo para o SARS-CoV-2 no Cleveland Clinic Health System entre março e julho de 2020, que não necessitaram de admissão nos cuidados intensivos e sobreviveram à fase inicial da doença.

Os médicos identificaram então três indicadores – admissão hospitalar, óbito e necessidade de exames de diagnóstico. Nos 10 meses após a infeção inicial 44% dos pacientes necessitaram de internação hospitalar e 1% morreu. A necessidade de testes diagnósticos após a infeção foi 25% maior entre aqueles com obesidade moderada (IMC de 35-39,9) e 39% maior naqueles com obesidade grave (IMC de> 40), em comparação com aqueles com IMC de 18,5-24,9.

Especificamente, aqueles com obesidade eram mais propensos a exigir testes diagnósticos para o coração, pulmão e rim; para sintomas gastrointestinais ou hormonais; ou doenças do sangue; e para problemas de saúde mental após a infeção por Covid-19.

A obesidade não foi associada a um maior risco de morte durante o período de acompanhamento, no entanto. As descobertas sugerem que os efeitos da obesidade vão além do agravamento da infeção e influenciam os sintomas de longo prazo.

 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Nacional

Comissão indeniza sete mulheres perseguidas pela ditadura

“As mulheres tiveram papel relevante na conquista democrática do país. Foram elas que constituíram os comitês femininos pela anistia, que
Nacional

Jovem do Distrito Federal representa o Brasil em reunião da ONU

Durante o encontro, os embaixadores vão trocar informações, experiências e visões sobre a situação do uso de drogas em seus