Cidades

Vereador de Cuiabá alerta que vacinas estão sendo transportadas sem segurança

O vereador Dilemário Alencar (Podemos) usou a tribuna da Câmara Municipal, na sessão remota desta quinta-feira (20), para alertar que as vacinas da Covid-19 estão sendo transportadas, todos os dias, do depósito da Prefeitura de Cuiabá até os seis postos de vacinação sem nenhum tipo de segurança. A Secretaria Municipal de Saúde informou ao Circuito Mato Grosso que já providenciou suporte junto à Secretaria de Ordem Pública.

O parlamentar relatou que fez um alerta a Coordenadora de Vacinação Valéria Oliveira e a outros gestores da Secretaria Municipal de Saúde, em uma inspeção que fez nesta quarta-feira (19), junto com outros vereadores, no depósito que guarda e conserva em temperatura ideal as vacinas da Covid-19, com a da Pfizer, Coronavac e AstraZeneca.  

“Em uma fiscalização que fiz sobre como estava sendo o transporte das vacinas para os postos de vacinação, descobri essa situação, que certamente é grave, pois uma das justificativas da Secretaria de Saúde em não aumentar mais postos para a vacinação, é o perigo das vacinas serem roubadas. No entanto, as vacinas estão sendo transportadas, todos os dias sem nenhum tipo de segurança”, disse o vereador Dilemário. 

Alencar apontou que as vacinas estão sendo transportadas para os postos de vacinação em uma Van, onde apenas uma pessoa dirige o veiculo e faz a entrega das doses nos postos pela manhã e no período da tarde recolhe as doses da vacinas que sobraram no dia. Conforme apontado, o motorista da Van não tem o apoio de nenhum carro que o acompanhe no trajeto para dar segurança. O motorista só recebe apoio para descarregar as caixas térmicas com vacinas quanto chega aos postos de vacinação.  

“Os gestores da Secretaria de Saúde reconheceram que de fato não existe apoio de segurança no trajeto para a entrega e recolhimento das vacinas, e se comprometeram em corrigir esta grave falha, que vem ocorrendo desde o mês de janeiro, quando começou a vacinação em Cuiabá. Estou também comunicando essa situação existente, em forma de denúncia, aos Ministérios Públicos Estadual e Federal para conhecimento”, concluiu o vereador Dilemário Alencar.  

Na inspeção ao depósito que serve para a guarda e conservação das vacinas da Covid-19, estavam presentes além do vereador Dilemário Alencar (Podemos), os vereadores Marcos Paccola (Cidadania), Mário Nadaf (PV), Luiz Fernando (Republicanos) e a vereador Michelly Alencar (DEM). 

Procurada, a SMS informou que tem uma parceria com a Secretaria Municipal de Ordem Pública que disponibiliza policiais militares para realizar a segurança dos servidores da campanha, assim como a dos imunizantes. Quanto ao transporte diário das vacinas até os polos de vacinação, a pasta declara que já providenciou esse suporte junto à Secretaria de Ordem Pública.

Confira a nota da SMS na íntegra:

Em relação à segurança na campanha “Vacina Cuiabá – sua vida em primeiro lugar”, de imunização contra a covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que conta com a parceria com a Secretaria Municipal de Ordem Pública (SORP) que, através da Atividade Delegada, por meio do Termo de Cooperação 001/2019, disponibiliza policiais militares para salvaguardar a integridade dos servidores que atuam na campanha, bem como a segurança das vacinas. 

A escolta da Polícia Militar ocorre sempre que novas remessas de doses são entregues pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), ou seja, no trajeto da Central de Frios do Estado para a Vigilância Epidemiológica de Cuiabá, onde ficam armazenadas as vacinas. Além disso, o local conta com a presença de policiais militares 24 horas por dia, 7 dias da semana. Os PMs também se fazem presente de forma permanente ou através de rondas ao longo de todo o expediente dos polos de vacinação, para garantir a segurança dos servidores, das vacinas e da população. Quanto ao transporte diário das vacinas da Vigilância Epidemiológica para os polos de vacinação, a SMS informa que já providenciou esse suporte junto à Secretaria de Ordem Pública.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.