O avanço da pandemia apertou o orçamento de muitas famílias. A preocupação em pagar as contas ronda, principalmente, a parcela da população considerada como baixa renda. Para este público, uma notícia traz alívio: é possível pagar uma tarifa com desconto de até 65% se for feito o cadastro na Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE).
O Programa Tarifa Social de Energia Elétrica é regulamentado pelo governo federal e existe desde 2002. Permite que famílias de baixa renda tenham condições especiais no pagamento da conta de energia, por meio de descontos que podem chegar a 65%.
Têm direito ao desconto as famílias inscritas no Cadastro Único com renda mensal menor ou igual a meio salário mínimo por pessoa, famílias que possuem o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC), ou ainda, pessoas com doença dependentes de aparelhos que demandem consumo de energia elétrica.
Em Mato Grosso, atualmente, 178.142 famílias baixa renda estão cadastradas no Programa Tarifa Social. O número é 37% maior que o registrado em 2018, quando 130 mil famílias estavam cadastradas. Conforme cadastros federais, a Energisa tem potencial para atender mais 120 mil clientes com a Tarifa Social. Para isso, basta os consumidores se inscreverem no programa. O abatimento mensal na conta de luz varia de acordo com a tabela de consumo. Quando o volume consumido é menor ou igual a 30 kWh, o desconto é de 65%; de 31 kWh a 100 kWh, a redução é de 40%; e quando fica entre 100 kWh e 220 kWh, o desconto é de 10%.
Para se inscrever na TSEE basta acessar o WhatsApp Gisa ou o Aplicativo Energisa On, apresentar o Número de Identificação Social (NIS) atualizado, juntamente com o documento de identificação com foto e uma conta de energia, além da folha resumo Cadastro Único emitida pelo CRAS, da prefeitura. Se preferir, é possível comparecer a uma agência da Energisa. No caso de indígenas e quilombolas é necessário o Registro Administrativo de Nascimento Indígena (RANI).
Murilo Galvão Marigo, gerente de Serviços Comerciais da Energisa Mato Grosso, orienta que o consumidor deve poupar energia para obter um maior desconto na conta, já que quando o consumo for superior a 220 kWh no mês, sobre o excedente será cobrada a tarifa cheia, sem nenhum desconto. O cadastro vale por dois anos e depois desse período deve ser atualizado junto à Energisa.
Ele lembra que a empresa está sensível ao momento enfrentado pelas famílias e criou condições diferenciadas para renegociação de débitos para demais classes de consumo. Quem possui pendências junto à distribuidora pode regularizar a situação com isenção de juros e encargos nos pagamentos à vista. Outra opção é entrada de 10% e as demais parcelas pagas em até 12 vezes, se preferir, poderá pagar as parcelas na própria conta de energia.
Essas condições são oferecidas aos consumidores desde o ano passado, quando 110 mil consumidores renegociaram as pendências. Este ano, de janeiro a abril, 42.654 consumidores regularizaram a situação. A negociação de débitos está disponível para clientes residenciais, comerciais e rurais. “Estar em dia com a distribuidora evita as ações de cobrança, a suspensão do fornecimento ou a negativação do nome”, acrescenta Marigo.
Facilidade e comodidade
E em tempo de pandemia, quando a recomendação é manter o distanciamento social, os consumidores da Energisa têm vários canais para atendimento às suas demandas. Os canais digitais, por exemplo, oferecem total segurança. Estão disponíveis o Aplicativo Energisa On (para iOS e Android), a Gisa, assistente virtual da Energisa pelo whatsapp, no 65 9 9999-7974, e o site www.energisa.com.br.
Além dos canais digitais, a Energisa mantém 142 agências e pontos de atendimento em Mato Grosso, sendo duas unidades em Cuiabá e as demais espalhadas pelos outros 140 municípios do Estado. Nas agências há terminais de autoatendimento, em que os clientes resolvem vários problemas sem pegar senha. O cliente também pode fazer contato pelo 0800 646 4196.