A Polícia Federal deflagrou uma força tarefa nesta quinta-feira (20) para cumprir 28 mandados judiciais contra uma quadrilha envolvida com o tráfico de drogas na região do Vale do Araguaia. Em Mato Grosso, as ordens expedidas na ‘Operação Hot Money’ estão sendo cumpridas em Cuiabá, Querência, Porto Esperidião, Pontes e Lacerda e Barra do Garças.
Ao todo, são 28 mandados, sendo 21 de busca e apreensão e outros 7 de prisão preventiva.
Além dos municípios mato-grossenses, a PF também vai cumprir as ordens nas cidades de Aragarças e Jussara, ambas no Estado de Goiás. O objetivo da força tarefa é chegar às lideranças do grupo criminoso para desarticular a quadrilha.
Diversos maços de dinheiro, porções de entorpecentes e armas de fogo foram apreendidas pela polícia. A quantia total não foi informada. Três pessoas foram presas em flagrante.
A Justiça também determinou o bloqueio nas contas bancárias de 11 suspeitos de envolvimento com a organização, assim como o sequestro de veículos. As investigações apontaram que o grupo movimentava vultosas quantias de dinheiro em espécie.
Nome da operação
‘Hot Money’ deve-se ao fato de que todos os investigados têm no tráfico de drogas o seu modo de vida. Nesse sentido, “esquentam o dinheiro” através do exercício do comércio de substâncias ilícitas. Consequentemente, esse dinheiro em espécie é a única “fonte de renda” da maioria dos investigados.