A Prefeitura de Cuiabá autorizou que o Governo do Estado inicie o trabalho de reparo na Trincheira Jurumirim a partir de 17 de maio. A liberação do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) foi anunciada nesta segunda-feira (10), data que marca a inauguração do Viaduto Murilo Domingos, na Avenida Manoel José de Arruda.
O gestor municipal destacou que não tinha liberado a obra antes para evitar transtornos na mobilidade urbana da Capital enquanto a construção do elevado na Avenida Beira Rio não era finalizada. O emedebista também pediu que o Estado desenvolva campanhas publicitárias para orientar a população sobre os novos desvios.
"Já tínhamos o novo viaduto provocando congestionamento no trânsito. A ideia é liberar essa obra após o Murilo Domingos ser entregue e assim está sendo feito. A partir do dia 10, já pode mexer com os trâmites, por exemplo, sinalizar as vias, dar publicidade nessas rotas. Tudo isso é para não pegar o povo de surpresa", explicou o prefeito.
A Trincheira deve ser interditada por um período estimado de sete meses para que seja corrigido um problema no sistema de drenagem de águas pluviais. A previsão é que, somente na parte inferior, deva ser retirado cerca de 1,5 metro de solo e substituído por outro de melhor qualidade.
Essa obra foi orçada em R$ 50,5 milhões e estava no pacote das grandes obras de mobilidade que seriam entregues em 2014 – antes dos jogos da Copa do Mundo – a Capital foi uma das subsedes. A trincheira foi entregue somente em 2016 com diversos problemas de engenharia.