Em busca do equilíbrio do corpo e da mente, pessoas com os corpos mais gordos, mais magros, jovens, idosos, crianças, adultos, homens e mulheres podem praticar o yoga, conforme explica Priscilla Leite, que é professora da prática e oferta aulas online, buscando acessibilizar o acesso do yoga no Brasil.
A professora explica que o yoga é um conjunto de conhecimentos com mais de cinco mil anos que tem como objetivo harmonizar o corpo com a mente, através de técnicas de respiração, posturas e meditação.
“Qualquer um pode praticar yoga, seja você gordo, magro, jovem, idoso, criança, adulto, homem, mulher… não importa! Yoga é para todo mundo, mas é sempre importante respeitar os limites do seu corpo. Como qualquer atividade física, você pode sentir dores musculares, provenientes de algo que é novo na sua rotina. Por isso, sempre converse com seu médico para garantir que esteja tudo bem”, explica Priscilla Leite.
De acordo com Leite, as posturas, em uma sequência bem elaborada, buscam equilibrar o sistema nervoso de quem pratica, assim como as técnicas de respiração acalmam a mente. Ela explica que a respiração, a saúde física e mental estão intimamente conectadas, por isso o yoga promove o equilíbrio.
“A atividade ajuda a diminuir estresse, aliviar ansiedade, reduzir inflamação, pode melhorar a saúde do coração e combater depressão. Também promove uma melhor qualidade do sono, melhora a flexibilidade, foco e o equilíbrio além de melhorar a respiração e qualidade de vida em geral”, pontua.
Yoga em casa
Priscilla Leite recomenda que sempre que for possível o praticante tenha a orientação de um professor que conheça as técnicas do yoga e que possa ser um mentor, mas quando isso não for possível é importante prestar atenção às necessidades e limitações.
“Além do seu corpo, tempo e disposição, nada mais é necessário. Um tapete de yoga, colchonete ou mesmo toalha no chão podem fazer a prática mais confortável. Também é recomendado vestir algo que você consiga se movimentar sem restrições e que você se sinta bem”, orienta Pri Leite.
Basta arrastar os móveis do quarto, da sala ou cozinha, vestir algo confortável, que o yoga já pode ser praticado. Pri Leite orienta que, de preferência, o ambiente seja bem ventilado, sem interrupções externas.
“Sei que isso não é a realidade para muitos, principalmente durante a quarentena com os filhos em casa. Eu mesma prático no meu quarto à noite depois do meu filho dormir”, comenta a professora.
Sobre Pri Leite
Nascida em Maracaju, em Mato Grosso do Sul, Priscilla Leite ouviu falar sobre o yoga pela primeira vez aos 15 anos, mas não pode iniciar a prática pois já era algo caro no Brasil.
“O tempo passou e fui para a faculdade cursar Ciências sociais e políticas na UFSCAR – Universidade Federal de São Carlos – interior de São Paulo, e durante esse período conheci e me apaixonei por aikido, taichi e kung fu. Nesta mesma época, comecei a praticar o Yoga e antes que eu me desse conta, já estava sentindo os efeitos da prática em minha vida”.
Após se casar e se mudar para Los Angeles, Priscila se aprofundou na prática, com formação em VinyasaFlow, Hatha Yoga e Yoga para gestantes, e criou o maior canal de yoga, do país, no YouTube, disponibilizando aulas online e gratuitas.
“Eu faço pensando em nossa comunidade. Te garanto que o Yoga pode ser o caminho ideal para você se voltar para o seu interior, encontrar e nutrir a força que já existe dentro de você”, finaliza.
POSTURA DA CRIANÇA:
A postura da criança é ideal para aqueles que precisam desacelerar e relaxar após um dia cansativo. Simples de ser realizada, ela ajuda a fortalecer o sistema imunológico, sistema nervoso e parassimpático.
Veja como fazer: Sente-se sobre os seus joelhos e os separe em uma distância maior que a dos quadris. Devagar caminhe o corpo para frente até encostar a testa no tapete. Relaxe profundamente e se conecte com sua respiração. Fique nesta posição por alguns segundos e sinta os benefícios do seu corpo relaxado.
POSTURA DA CRESCENTE
Essa postura de Yoga auxilia no fortalecimento dos glúteos e dos quadríceps, dando aos quadris um bom alongamento. Além disso, essa asana também ajuda a abrir os ombros, pulmões e peitos, alongando-os. E por fim, ela também tem como benefício melhorar o equilíbrio corporal, aumentar a capacidade de concentração e até mesmo aliviar dores no nervo ciático.
Veja como fazer: Em pé, leve o joelho esquerdo em direção ao peito e depois deslize-o para trás, é importante que o joelho direito não passe do calcanhar direito. Inspire e levante o torso. Em seguida, levante os braços acima da cabeça, com as palmas das mãos voltadas uma para a outra. Expire, você poderá sentir um alongamento na região frontal das pernas e nos quadris. Mantenha a postura por alguns segundos. E depois, repita a postura com a perna esquerda para frente.
POSTURA DA ARVORE
Fique em pé com um pé e gire o joelho oposto. Em seguida, coloque a planta do pé oposto no tornozelo, panturrilha ou coxa. (Evite colocar a sola na parte interna do joelho.) Coloque as palmas das mãos juntas na frente do coração ou levantadas como mostra a imagem.
POSTURA DO CACHORRO OLHANDO PARA BAIXO
A famosa postura do Cachorro olhando para baixo auxilia o sistema nervoso, a circulação sanguínea e ainda aumenta a nossa imunidade. Além de ajudar a fortalecer os braços e ombros.
Veja como praticar: Fique em pé, incline-se para frente, eleve os glúteos para cima e para trás até encostar a palma da mão no chão, a perna pode ficar reta ou flexionada (dependendo da sua flexibilidade – o importante é nunca ultrapassar o limite do seu corpo).
SAVASANA
Essa postura de Yoga é poderosa e traz diversos benefícios para quem a pratica como: produzir grande relaxamento para o corpo curando os transtornos causados pelo excesso de tensão, reduz terapeuticamente o risco de arritmia cardíaca, ataque cardíaco, pressão alta e colesterol e tem um efeito excelente contra a fadiga física e mental, acalmando as ondas cerebrais e estimulando a endorfina, serotonina e melatonina, hormônios que atuam no bem-estar e rejuvenescimento corporal.
Veja como fazer:
Deitado em um tapete de yoga, edredom ou até mesmo no chão comece se espreguiçando como se estivesse acabado de acordar. Feche os olhos se preferir e inale e exale profundamente. Solte cada tensão do seu corpo e deixe-o ficar pesado em direção a terra, se permitindo relaxar e aproveitar esses minutos consigo mesmo sem expectativas e julgamentos. Leve as mãos sob o coração e preste atenção na sua respiração.