A Prefeitura de Cuiabá anunciou, nesta segunda-feira (5), que vai abrir dois novos pontos de vacinação contra o novo coronavírus: na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e no estacionamento do Sesi Papa. Em ambos os locais, a imunização se dará a partir da próxima semana pelo sistema drive thru.
A medida atende ao pedido do Ministério Público, que solicitou a descentralização da aplicação dos imunizantes para evitar aglomerações. Apenas o Centro de Eventos do Pantanal estava sendo utilizado como ponto de vacinação na Capital.
Os locais foram definidos após interlocução entre o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, o reitor da UFMT, Evandro Soares da Silva, e o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (FIEMT), Gustavo Oliveira.
“Estamos buscando parcerias e também temos recebido diversas manifestações de interesse de instituições e da sociedade civil organizada em contribuir para a campanha de imunização contra a covid-19. Todos estão com esse desejo de pôr um fim a esta pandemia, que já causou tantos estragos, deixou tantas marcas dolorosas em muitas famílias, e o momento é de união”.
“Quanto mais engajados nessa missão de levar a vacina à população cuiabana, mais cedo sairemos da situação pandêmica”, afirmou o prefeito.
No Sesi Papa, a estrutura já está sendo montada com o apoio da FIEMT, que se comprometeu a doar tendas, computadores e itens necessários para o funcionamento do ponto de imunização.
Já a UFMT será utilizada para aplicação da segunda dose da vacina. O polo vai contemplar a região Leste da capital, além da região do Coxipó.
O secretário-adjunto de Atenção Secundária, Paulo Felipe Cardoso, destaca que o campus da UFMT é um local estratégico para realização do drive-thru por contar com cerca de dois quilômetros de via local, o que vai garantir que o trânsito na Avenida Fernando Corrêa da Costa e na Avenida Edgar Vieira, no bairro Boa Esperança, não fique prejudicado.
O planejamento é que os carros entrem no campus pela guarita 1 do campus, pela Avenida Fernando Corrêa. O ponto de vacinação será montado em frente ao Restaurante Universitário. Dali, os veículos deverão sair pela guarita 2, em direção ao bairro Boa Esperança, ou fazer o retorno para a Avenida Fernando Corrêa.
A data para inauguração do novo ponto – 13 de abril – foi definida porque é quando retorna o prazo para aplicação da segunda dose dos grupos que já receberam a primeira aplicação em meados de março: idosos acima de 80 anos e trabalhadores da saúde.