A Prefeitura de Cuiabá realizou a substituição de uma ponte de madeira que dava acesso ao Distrito do Coxipó do Ouro, na zona rural da Capital, por uma travessia de concreto. A troca da estrutura feita pela Secretaria Municipal de Obras Públicas vai beneficiar mais de 1,5 mil pessoas que trafegam pela região diariamente.
A medida segue o planejamento implantado pelo prefeito Emanuel Pinheiro para atuar de forma constante na melhoria da mobilidade urbana também no perímetro rural. Com a instalação do bueiro celular, moradores de comunidades como Pirapora, São Jerônimo e Coelho passam a usufruir da travessia.
“Além da instalação das aduelas de concreto, o trabalho também foi acompanhado do aterramento e compactação do solo, reforçando a cabeceira da estrutura. Em 2020, ultrapassamos em 260% a meta do Plano de Desenvolvimento Estratégico para construção de travessias”, comenta o vice-prefeito e secretário de Obras Públicas, José Roberto Stopa.
Pré-moldadas em concreto armado, os tubos celulares são considerados extremamente apropriados para a demanda do fluxo de água, principalmente durante a temporada de chuvas. Além disso, a fabricação dos pré-moldados seguem as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), o que dá maior garantia ao serviço executado.
“A região possui um tráfego considerável de veículos e isso resultou no desgaste da estrutura anterior que era feita de madeira. Paliativamente, construímos um desvio na lateral para que os moradores não ficassem ilhados. Agora, com o bueiro celular, o fluxo foi restabelecido e com qualidade”, pontua Stopa.